Idoso preso por parentes no porão de casa

Uma triste história veio à tona ontem em Mandirituba. Um homem de 74 anos, totalmente debilitado, sem condições de falar nem andar, foi resgatado do porão de uma residência, na zona rural, por policiais. Ele estava trancafiado há pelo menos dois anos no local, que não oferece as mínimas condições para abrigar um ser humano. Os responsáveis pela barbaridade são parentes do idoso. O sobrinho dele, autuado em flagrante na delegacia, ficou preso pelo crime de cárcere privado. A vítima foi encaminhada ao hospital da cidade.

De acordo com o investigador Barreto, além do flagrante da situação, mais um fato agravou a situação de Sebastião Corrêia, 50 anos, dono da casa e sobrinho de Emiliano Corrêia. “O idoso recebia pensão mensal de duzentos reais. Apreendemos com Sebastião o cartão do banco e comprovantes de saques feitos nos últimos meses, o que comprova que o dinheiro da vítima estava sendo desviado”, contou o policial.

Sebastião, que é lavrador, alegou que tentava cuidar direito do tio, mas que não tinha condições. Disse que a casinha é muito “apertada” e não tinha como colocar o idoso para dormir dentro da residência. Reclamou, também, que nenhum outro parente quis ficar com Emiliano, e acrescentou que pretendia construir um quarto para ele.

Denúncia

As declarações não convenceram a polícia. “O lugar é horrível, muito sujo, frio, sem luz e sem janela, totalmente sem condições. Quando chegamos lá, tentamos colocar o idoso sentado, mas ele está entrevado. Estava deitado e gelado, para se aquecer só tinha duas cobertas fininhas e velhas. O homem não enxerga e nem consegue falar”, relatou o policial Barreto.

De acordo com o escrivão Danilo, há alguns dias a delegacia recebeu denúncia anônima, por telefone, sobre o fato. “Mas a pessoa não quis dar o endereço, disse que não queria se complicar”, afirmou. Ontem, novo telefonema anônimo, desta vez indicando o local, permitiu à polícia fazer o flagrante.

Voltar ao topo