Horário de funcionamento de bares será discutido com a população

e112150205.jpg

Catorze prefeitos participaram,
ontem, da reunião.

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, vai debater com a população a proposta de limitar o horário de funcionamento de bares e casas noturnas instaladas na cidade. Essa coleta de sugestões será feita principalmente durante as audiências públicas, que já começaram a ser realizadas.

Antes, porém, a Prefeitura continua estudando a legalidade da medida e fazendo o levantamento estatístico que apontará as regiões onde a criminalidade é maior, tipos de ocorrência e se os crimes aconteceram próximo de bares e casas noturnas. A preocupação do prefeito é quanto à discriminação que a lei pode provocar. "Como justificar o fechamento de um estabelecimento em uma determinada região, enquanto em outro ponto da cidade um estabelecimento similar pode continuar atuando?", questiona Richa.

Ontem, na segunda reunião da Operação Mãos Limpas com o objetivo de promover ações integradas para a melhoria da segurança pública, realizada no Palácio Iguaçu, Beto Richa disse que será rigoroso na concessão e renovação de alvarás para bares e estabelecimentos similares. Ele também pretende adotar medidas mais enérgicas durante a noite, com a realização de blitze em conjunto com a Polícia Militar nos pontos mais violentos da cidade. Os postos de combustíveis que se tornaram ponto de encontro de jovens também estão na mira da fiscalização.

Durante a reunião, o governador Roberto Requião determinou que a Polícia Civil não poderá mais conceder permissão a bares e a estabelecimentos que promovam "bailões" nos municípios com legislação que limita o horário de funcionamento à noite. A maioria dos municípios da RMC está enviando projeto de lei às câmaras municipais para limitar a abertura desses estabelecimentos a partir das 22h, com o objetivo de diminuir a criminalidade.

Beto Richa aprovou a proposta apresentada pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, de criação de uma conselho gestor para a concessão de alvarás para bares e similares. Esse conselho seria formado por representantes do Judiciário, Ministério Público, polícias e prefeituras e teria o poder de decidir sobre a abertura e manutenção desses estabelecimentos.

Durante a reunião, que contou com a presença de 14 prefeitos, Beto e Requião assinaram a Resolução 20/05 que normatiza a conduta de ação das polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal. A integração permite que a Guarda Municipal passe a participar do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, onde chegam todas as ligações da população referentes à segurança. No centro, trabalham policiais militares e civis e o Corpo de Bombeiros. Agora, pelo 190, poderá ser acionada também a Guarda Municipal.

Curitiba

Beto Richa anunciou ontem novas medidas para aumentar a segurança em Curitiba. A Prefeitura construirá novos núcleos de proteção ao cidadão (na praça do Paraná Clube, no bairro Rebouças, e outro no Jardim Schaffer) e colocará em funcionamento, em março, a unidade do Corpo de Bombeiros do Pilarzinho. Câmaras de monitoramento serão instaladas em locais de maior criminalidade.

Voltar ao topo