Preocupante

Furtos e roubos de carros sobem 16% em Curitiba

O número de furtos e roubos de veículos em Curitiba aumentou em 16% no primeiro trimestre de 2012 se comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados ontem pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV). A maior incidência continua nos bairros Água Verde, Pinheirinho e Cidade Industrial, segundo o delegado Marco Antônio de Goes, titular da DFRV.

As estatísticas revelam que 27 veículos são furtados ou roubados por dia na capital, contra 22 no ano passado, de janeiro a março. O número de prisões também cresceu 109% em relação ao mesmo período. O recorde de prisões desde 2010 foi alcançado em fevereiro deste ano, com 65 prisões. Até então, o maior índice era de novembro de 2011, quando 54 pessoas foram presas.

Visados

Entre os carros populares, os mais visados continuam sendo Gol, Palio e Celta. Honda Civic, Toyota Corolla, Hyundai I30 e caminhonetes também estão entre os mais levados por bandidos. Além do aumento da frota na capital, o delegado atribui o crescimento dos furtos e roubos à entrada em vigor da lei 12.403 de 2011, que permite o pagamento de fiança nos casos de infração cuja pena privativa de liberdade máxima não seja superior a quatro anos, nos quais se enquadram os crimes de receptação ou furto.