Falso jornal dá cadeia

Policiais militares do Projeto Povo detiveram, na tarde de ontem, um motoboy apontado como participante de um golpe de estelionato contra pequenos empresários e comerciantes. De acordo com dados da PM, um comerciante do setor de informática foi procurado por um homem – identificado apenas como Luís Carlos – que oferecia espaços publicitários no jornal “Órgão Oficial de Divulgação dos Servidores do Sistema Estadual de Segurança do Paraná”. Em troca da colaboração de R$ 120,00, o comerciante poderia obter “benefícios” junto aos órgãos de segurança.

Na tarde de ontem, o motoboy – a mando do estelionatário – retornou ao estabelecimento comercial para realizar o acerto da compra do anúncio e receber dinheiro. Por ser um jornal desconhecido, o comerciante desconfiou do produto e ligou para a PM. Os soldados Danilo e Machado, do Regimento da Polícia Montada (RPMont), foram até o local, na Rua Elias Moisés Schilela, bairro Uberaba, e após obterem as características do motoboy, conseguiram localizá-lo. O rapaz foi detido e encaminhado ao 7.º Distrito (Vila Hauer) para esclarecimentos.

Os policiais militares confirmaram a existência do golpe porque encontraram, juntamente com o motoboy, um recibo referente à compra de anúncios. Segundo levantamentos da PM, o jornal não existe oficialmente, mas um exemplar dele é feito para endossar o golpe. Assim, o estelionatário tem um produto para mostrar onde os anúncios dos comerciantes supostamente serão veiculados.

A venda de anúncios em jornais impressos inexistentes está se tornando bastante comum. Alguns meses atrás foi detido um homem acusado de comercializar espaços publicitários em um jornal que falsamente era mencionado como “Jornal dos Bombeiros”.

Voltar ao topo