Exército ocupa 4 favelas no Rio em operação eleitoral

Cerca de dois mil homens da 9a Brigada de Infantaria Motorizada e da Brigada de Infantaria Pára-quedista do Exército estão ocupando desde as 9h deste domingo (21) as favelas do Jacarezinho, na zona norte do Rio, e da Carobinha, Antares e Barbante, na zona oeste. As tropas, que participam da Operação Guanabara, de combate a crimes eleitorais, permanecerão nessas comunidades até terça-feira (23).

Segundo o porta-voz da operação, coronel André Luiz Novaes, assim como aconteceu nas outras 13 favelas que foram ocupadas anteriormente pelo Exército, fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ) estão aproveitando a presença das tropas para reprimir a propaganda eleitoral ilegal nas favelas. “O início da operação foi muito calmo, assim como nos outros dias. Sem problemas”, afirmou Novaes.

De acordo com o coronel, as próximas áreas a serem ocupadas pelo Exército são Gramacho e Lixão, no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Essas duas áreas ficarão sob a responsabilidade da 4a Brigada de Infantaria Motorizada, de Minas Gerais, sediada em Juiz de Fora. A Operação Guanabara foi iniciada no dia 11 de setembro, a pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro.