Executado quando retornava do trabalho em Piraquara

Quando ouviu o barulho de tiros, Veronice Rissardi, 43 anos, nem podia imaginar que a vítima era seu marido, o vigia José Erlon Rocha da Silva Júnior, 44. Como todos os dias, a dona de casa levantava cedo para preparar o café da manhã para José, que costumava chegar do trabalho por volta das 7h30.

Ontem pela manhã, o trajeto, feito de bicicleta, foi interrompido por dois motoqueiros que passaram por José e atiraram. A poucos metros de rever a mulher e os filhos, José levou pelo menos quatro tiros e caiu morto na Rua Eucaliptos, Guarituba, em Piraquara.

Veronice preparava o café para o marido e as crianças de 4 e 8 anos quando escutou cinco disparos. Ela saiu no portão de casa e comentou com uma vizinha: “mataram um rapaz ali em cima”.

Veronice entrou em desespero ao ver as roupas da vítima. “Quando me aproximei, reconheci a jaqueta verde e a bicicleta e vi que era ele. Fui tentar erguê-lo, ver se ainda estava vivo, mas não consegui”, relatou aos prantos e mostrando a calça manchada de sangue.

De acordo com a perícia, José foi ferido com três tiros na barriga e um na cabeça. Ao sair no portão, a dona de casa ainda conseguiu ver uma motocicleta fugindo. O garupa usava um capacete cor-de-rosa. De acordo com o soldado Bertuzzi, do 17.º Batalhão da Polícia Militar, ninguém, porém, conseguiu anotar as placas nem ver o modelo da moto.

Segurança

José era segurança de um condomínio fechado, em Pinhais, e cobria férias de madrugada para um colega. Ele estava contando os dias para começar a trabalhar à tarde. “Ele deixou de ser PM há muito tempo”, contou Veronice que era casada com José há dez anos. “Era um homem trabalhador, calmo e sistemático.”

José era vice-presidente da associação dos moradores do bairro. “Ele sempre ia na igreja e participava do grupo de oração”, disse uma vizinha. A perita do Instituto de Criminalística encontrou um terço no bolso da vítima. Veronice não sabe dizer quem pode ter atirado no marido. O único problema, segundo a mulher, era que José estava proibido pela ex-mulher de ver seus outros dois filhos.