Drogas

Desmanteladas duas quadrilhas suspeitas de tráfico na capital

Policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) de Curitiba realizaram, no domingo (21) e na manhã desta terça-feira (23), uma operação para desmantelar duas quadrilhas acusadas de tráfico de drogas, que agiam na região sul da capital. A Operação Rota do Sul prendeu nove pessoas, com mandados de prisão expedidos pela Justiça, autuou uma pessoa em flagrante e cumpriu 11 mandados de busca e apreensão.

A polícia informou que foram apreendidos três revólveres calibre 38 municiados, pequena quantidade maconha, uma pistola ponto 40, que pertencia ao Batalhão de Polícia Rodoviária, da PM, dois coletes balísticos, um alvo para a prática de tiro e aproximadamente R$ 1 mil em dinheiro em notas miúdas, provenientes do tráfico de drogas.

Segundo o delegado-chefe do setor de inteligência da Denarc de Curitiba, Cassiano Aufiero, três homens e duas mulheres que integravam uma das principais quadrilhas que agia no bairro Pinheirinho, foram presos no domingo. “Os cinco acusados pertencem à mesma família e tinham contra si diversas denúncias anônimas pelo 181-Narcodenúncia. Depois de cinco meses de investigações, nós os prendemos e enfraquecemos o tráfico de drogas na região”, disse.

O delegado disse ainda que os suspeitos moravam no bairro Tatuquara e faziam o transporte da droga até o Pinheirinho, onde se revezavam na venda das drogas. “A quadrilha contava com olheiros e, por diversas vezes, tentamos prendê-los, mas não conseguimos, devido a esses olheiros que os avisam quando a polícia estava chegando”, destacou o delegado.

A polícia informou que Elias da Silva, líder da quadrilha, tem mandado de prisão expedido também pelo homicídio de Elias Silveira, cometido no ano passado. “Ainda vamos investigar se a quadrilha está envolvida com outros crimes”, comentou Aufiero. Ele disse ainda que os acusados foram indiciados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Outra

Na seqüência das investigações, quatro homens e uma mulher foram presos, na manhã desta terça-feira (23), acusados de integrar uma das principais quadrilhas de tráfico de drogas da Vila Nossa Senhora da Luz, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Segundo Aufiero, com a prisão do grupo, os homicídios de Ricardo Pereira dos Santos e de Jéferson Machado Nunes, cometidos em março e abril deste ano, foram elucidados.

“Santos e Nunes seriam traficantes rivais e disputavam com Rodrigo dos Santos Gonçalves, líder da quadrilha, alguns pontos do tráfico na Vila Nossa Senhora da Luz. Gonçalves contratava um adolescente de 15 anos, que teria cometido os homicídios em troca de drogas”, disse o delegado.

De acordo com a polícia, os acusados foram indiciados por tráfico de drogas, associação ao tráfico, corrupção de menores, receptação, formação de quadrilha e homicídio. “Através do bom trabalho de investigação da polícia, aliado às denúncias através do 181-Narcodenúncia, conseguimos prender duas das principais quadrilhas de tráfico de drogas, que agiam na região sul de Curitiba”, finalizou o delegado.