Balanço da Sesp!

Curitiba reduz número de homicídios e RMC preocupa com aumento

Curitiba teve redução nos homicídios em 2015, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (17) pela Secretaria da Segurança e Administração Penitenciária (Sesp-PR). Foram 120 assassinatos a menos e o número é menor não só se comparado com 2014, mas também desde 2007. Em compensação, a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) teve aumento nos números dos assassinatos e é um dos focos do trabalho da Sesp neste ano.

Na capital, em 2015 foram 449 homicídios, contra os 569 registrados em 2014. O motivo da redução, conforme a Sesp, está no trabalho feito pelas polícias Civil e Militar, em alguns casos em conjunto com a Guarda Municipal. “Conseguimos mapear as regiões mais problemáticas e esse trabalho resultou na identificação de membros de grupos ou gangues e as prisões refletiram na queda”, explicou o delegado Miguel Stadler, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A principal preocupação da Secretaria de Segurança neste ano está na RMC, onde foram registrados 683 homicídios em 2015. O número, segundo o secretário Wagner Mesquita, representa aumento de 14% dos crimes. “Será objeto de estudo específico, pontual e que vai pautar nossas medidas dentro de nossas reuniões de metas com as instituições policiais”.

Queda geral

O Paraná, de modo geral, teve registro de queda de 4% no número de homicídios dolosos (com a intenção de matar) em 2015. Segundo os dados divulgados foram 99 mortes a menos do que em 2014. Dos 2416 homicídios registrados no Estado, o interior teve 1284 mortes.

A cidade de Londrina, apesar da redução de 93 para 53 mortes, continua sob atenção das forças de segurança por conta dos assassinatos no mês de janeiro. O reforço da Polícia Militar na cidade, em 10 dias, levou 75 pessoas para a prisão e diminuiu em 40% os números dos crimes.