Criminalidade diminui durante feriados de fim de ano no litoral

A criminalidade diminuiu nos feriados de Natal e de Ano Novo no litoral, em relação a essas festas em 2007. De acordo com dados da polícia, de 19 de dezembro, início da Operação Viva o Verão, até domingo (4), o número de furtos caiu de 297 para 231 neste ano (22%) em relação ao mesmo período da última temporada. Já os roubos diminuíram 42%. Segundo o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, esta redução mostra que a polícia trabalha para garantir tranquilidade a quem aproveita o verão no litoral.

“O Governo do Paraná investiu pesado em segurança pública ao longo de anos, não só no litoral, mas em todo o Estado. A redução da criminalidade é consequência do trabalho da polícia, que vem realizando operações diárias para combater principalmente o tráfico de drogas, furtos e homicídios”, disse Delazari.

Só em Paranaguá o número de furtos simples caiu de 97 para 54, o que representa redução de 56%. Os homicídios também caíram, passando de cinco para quatro. Se comparado ao ano passado, o único índice que subiu foi o de violência doméstica, de 26 para 31 boletins de ocorrência registrados. “Este número, na verdade, é resultado da confiança da população, principalmente das mulheres, em denunciar a violência doméstica. Com a ajuda da Lei Maria da Penha, a polícia pode trabalhar com mais rigor e garantir que quem cometa esse tipo de crime tenha punição rápida e eficaz”, ressaltou o secretário.

Prisões

A polícia prendeu 141 pessoas, sendo 122 em flagrante. O principal motivo continua sendo embriaguez ao volante, com 34 prisões, seguido de tráfico de drogas, com 33, e furto, com 23 prisões. A Polícia Civil já instaurou 140 inquéritos, desde 19 de dezembro. Os policiais que trabalham no litoral já realizaram 126 preensões de drogas.

“A Polícia Civil trabalha para que todos os crimes que aconteçam no Paraná tenham uma solução rápida e eficaz. Os investimentos que foram feitos compensam quando nós olhamos os resultados do trabalho policial”, disse o delegado-chefe da Divisão Policial do Interior, Luiz Alberto Cartaxo Moura.

De acordo com a polícia, o fluxo de pessoas no Ano Novo chegou a quase 2 milhões. “Apesar desse aumento no número de pessoas, a criminalidade caiu, porque temos uma polícia que está sempre presente dando apoio e atendimento rápido ao turista”, disse o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Celso José Mello.

A Operação Viva o Verão conta com quase 3 mil policiais trabalham para atender a todos os veranistas que estejam nos principais balneários do Estado, como no litoral e nas praias formadas pelo lago de Itaipu. Fiscalização e blitz constantes já fecharam 40 bares e restaurantes, por não ofecerecerem condições mínimas de higiene e segurança aos veranistas.