Condenados fogem de dentro do hospital

Dois envolvidos num esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, supostamente comandado por ex-dirigentes do grupo Sundown (famosa marca de bicicletas), fugiram de um hospital, em Curitiba, na madrugada do último domingo. Rolando e Isidoro Rosembrumm, presos na Operação Pôr-do-Sol, desencadeada pela Polícia Federal (PF) há um ano, estavam internados no Hospital Santa Cruz no mesmo quarto. Os dois policiais militares que faziam guarda no período da fuga foram detidos até que se apure o caso.

No final de junho do ano passado, dez pessoas foram presas pela PF acusadas de lavagem de dinheiro e evasão de divisas e dívidas fiscais de aproximadamente R$ 150 milhões. Três eram empresários acionistas do grupo Sundown (pai e dois filhos). O nome da operação foi dado em referência à marca. A investigação partiu do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que, desconfiando da movimentação financeira do grupo, informou à PF, que ao lado do Ministério Público Federal (MPF) e da Receita Federal conduziram a investigação.

O hospital, através de sua assessoria de imprensa, informou que a fuga aconteceu entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira e explicou que só tinha a responsabilidade pelo atendimento médico e serviço de hotelaria. As imagens das câmaras de segurança já foram repassadas à polícia. Os dois foram encaminhados ao hospital pela PF. O quadro clínico não foi divulgado.

Guarda

A Polícia Militar (PM), através de sua assesssoria de imprensa, informou que dois soldados faziam a guarda no momento da fuga e que eles estão detidos, como determina o Código Penal Militar, até que se apure o que aconteceu. A assessoria não soube informar se eles já depuseram.

A 2.ª Vara Federal Criminal de Curitiba já expediu mandato de prisão para os dois. A Justiça Federal não forneceu qualquer outra informação sobre o caso porque corre sob segredo de Justiça. A reportagem do O Estado tentou entrar em contato com o advogado dos foragidos, Antônio Acir Breda, mas ele não atendeu à ligação.

Voltar ao topo