Crime se recolhe

Chegada do inverno reduz criminalidade em Curitiba e região

A chegada do inverno inibiu a ação dos criminosos em Curitiba e região. Com 102 assassinatos, junho foi o mês que registrou menos crimes desde o início do Mapa da Violência, em agosto de 2009. Metade dos casos ocorreram na capital e os demais se espalharam por 12 cidades vizinhas. O número é 15% menor que junho do ano passado e equivalente a menos 30% que em 2010.

Em Curitiba, 23 bairros registraram pelo menos um homicídio e mais de 40% dos crimes aconteceram na região sul da capital. Na região metropolitana, houve aumento da violência em Colombo, Piraquara e Araucária, enquanto Pinhais e São José dos Pinhais reduziram o número de mortes na comparação com maio.

Em junho, houve seis latrocínios (roubos com morte) e cinco mortes em confrontos com a polícia. Onze mulheres foram assassinadas, o que representa quase 11% das vítimas. Sete adolescentes foram mortos.

Semestre

Nos primeiros seis meses do ano, 818 pessoas foram assassinadas. A redução é de 4,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em Curitiba, foram 352 vítimas, e os bairros mais violentos foram Cidade Industrial, Sítio Cercado, Tatuquara e Cajuru. Não houve homicídios em 24 dos 75 bairros. São José dos Pinhais e Colombo lideram a violência na região metropolitana. No ano, são 77 mulheres e 741 homens assassinados. Morreram 73 adolescentes, quase 9% das vítimas, e três crianças.