Capturado ladrão de cargas

Um articulado esquema envolvendo roubos de cargas de caminhões que passam por cidades do interior do Estado, pela BR 116, foi descoberto pela polícia. Evandro Couto Neves, 30 anos, integrante da quadrilha, foi preso em uma ação conjunta entre os policiais da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas de Curitiba e da delegacia de Rio Negro. Durante o interrogatório Evandro revelou como o grupo, composto por cerca de 15 homens, cometia os roubos.

A prisão de Evandro aconteceu no dia 26, quando ele estava em uma lanchonete próximo a rodovia, em Rio Negro. A partir de informações anônimas os policiais chegaram até ele e efetuaram sua prisão. Ao chegar na delegacia ele confessou sua participação em pelo menos três roubos a cargas, nas cidades da Lapa, Ponta Grossa e Irati. De acordo com o delegado Wallace Mamede Lopes de Castro, foi confirmada a participação de pelo menos cinco integrantes do grupo neste assalto, porém ele acredita que mais de 15 homens estejam envolvidos nos diversos roubos. Três indivíduos suspeitos de terem participado do esquema já estão presos em delegacias de Curitiba e da Região Metropolitana. “Com a prisão de Evandro pretendemos chegar aos demais componentes da quadrilha e principalmente aos receptadores das cargas roubadas”, afirmou o delegado.

Assaltos

Segundo Wallace, a ação do grupo começava justamente com o “trabalho” que era feito por Evandro. Ele era incumbido de ficar na BR -116 e descobrir o itinerário dos caminhões, a carga e a quantia que transportavam. Com um carro roubado ele seguia o veículo até seu destino e na semana seguinte, junto com outros comparsas, cometia o assalto. “O caminho percorrido por esses caminhões geralmente é fixo, por isso ele sabia por onde o motorista passaria nos próximos dias”, contou o delegado.

Ao tomar conhecimento da rota, o grupo seguia com um caminhão ou furgão roubado e abordava o motorista, obrigando-o a desviar o caminho até uma estrada vicinal, de pouco movimento. Em seguida eles estravam em um matagal, transferiam a carga e liberavam o condutor. “O grupo é especializado em roubar cargas de cigarro, principalmente da empresa Souza Cruz, uma vez que ela tem sede em Rio Negro. Porém, estamos investigado a participação da quadrilha no roubo de cargas de cimento e eletro-eletrônicos, pois certamente eles estão agindo há pelo menos um ano na região”, finalizou o delegado.

Voltar ao topo