Caneta “atira” e fere assessor da Sesp

Um presente de mau gosto provocou um acidente, às 11h de ontem, no gabinete do secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, no Centro Cívico. Ao manusear uma caneta que atira balas calibre 22, o assessor especial Luiz Gabriel Costa Passos, 56 anos, acabou ferindo uma das mãos com o artefato. Socorrido pelo Siate, ele foi conduzido à Clínica de Fraturas Alto da XV e submetido a uma cirurgia. Até a noite de ontem Passos continuava internado no apartamento 111.

Assessores da Sesp procuraram “abafar” o caso, dizendo que se tratou de um incidente em que Passos se autolesionou, sem mais explicações. No entanto, pelo que foi apurado, há alguns dias o secretário Delazari ganhou do ouvidor das polícias, Luiz Bordenowski, uma caneta que pode ser municiada com projéteis calibre 22, para autodefesa. Ele não avisou que a caneta estava “carregada” e o secretário deixou o presente em cima de sua mesa de trabalho.

Tiro

Ontem, por volta das 11h, Passos – que é assessor especial do governo do Estado para assuntos de segurança pública, uma vez que já foi diretor- geral da Sesp há alguns anos – teria apanhado a caneta para assinar um documento. Sem perceber que se tratava de um artefato, ele acabou acionando o gatilho e se feriu.

Imediatamente foi providenciado socorro ao ferido. Não se sabe se o caso foi comunicado à Polícia Civil e se houve abertura de inquérito policial para apuração de responsabilidades. Bordenoswski não foi encontrado ontem para comentar o assuntou ou confirmar ter sido ele mesmo o responsável pelo presente. O secretário Delazari, apesar de procurado, também não se manifestou sobre o acontecido. De acordo com alguns delegados consultados ontem, a caneta que atira é um artefato de uso proibido.

Voltar ao topo