Cai o número de assaltos em semáforos

As ações da Polícia Militar fizeram cair em mais da metade o número de assaltos a motoristas nos semáforos de Curitiba. O total de ocorrências no primeiro semestre deste ano caiu em 55% em comparação com os últimos seis meses do ano passado. Foram registradas 282 ocorrências nos primeiros seis meses deste ano, contra 623 no segundo semestre de 2001.

“A redução desse tipo de crime foi motivada pelo trabalho integrado entre todas as unidades da Polícia Militar e o patrulhamento constante dos pontos mais críticos”, afirmou o comandante da PM, coronel Gilberto Foltran. “Chegamos a colocar policiamento durante 24 horas junto aos semáforos com maior incidência de criminalidade.”

Na esquina das avenidas das Torres e Guabirotuba, no Jardim Botânico, cruzamento campeão de ocorrências no ano passado, a queda chegou a 95%. Foram apenas dois registros neste ano, contra 39 ocorrências no último semestre de 2001. O vendedor Luiz César Fávero, morador no Bairro Alto, foi assaltado nessa esquina há dois anos. Agora, ele diz que se sente seguro com a presença constante da polícia no local. “Depois de que a viatura da PM começou a patrulhar a esquina, não soube de assalto por aqui”, disse Fávero.

O trabalho dos policiais militares é simples. A sua presença nos cruzamentos já inibe a ação de marginais. O patrulhamento na esquina da Rua Brigadeiro Franco esquina com Avenida Sete de Setembro, no Batel, é feito por policiais militares do 12.º BPM. O número de ocorrências diminuiu de trinta, nos últimos seis meses de 2001, para quatro casos neste semestre. “O local é muito movimentado e é preciso estar atento. Muitas vezes, os pedestres nos procuram para informar alguma ocorrência acontecida nas proximidades”, diz o soldado Gilberto Carvalho.

Dicas

A Polícia Militar lembra também que é preciso tomar alguns cuidados para evitar os assaltos. “Evite andar com os vidros totalmente abaixados, principalmente à noite, e nunca deixe carteiras, bolsas ou objetos de valor em cima dos bancos do veículo”, orientou o capitão César Alberto Souza, do Comando de Policiamento da Capital. Outra dica importante é não colocar o braço para fora do carro quando estiver usando pulseiras, correntes ou relógios, que podem ser facilmente arrancados pelos assaltantes de semáforos.

A Polícia Militar alerta ainda que, em caso de roubo, a pessoa nunca reaja ou faça movimentos bruscos, que podem assustar o assaltante e fazer com que ele agrida a vítima ou mesmo dispare algum tiro. Para acionar a polícia, basta telefonar para o número 190.

A dona de casa Lourdes Maria Teixeira acha que, por mais que a Polícia Militar esteja patrulhando as esquinas, é preciso que a população se previna também. “A gente não pode deixar tudo na mão da polícia. Se a gente não se cuida e não se previne, não adianta nada”, comenta.

Voltar ao topo