Bandidos voltam a agir

Após uma trégua de três meses, os golpistas da telefonia fixa voltaram a agir. Na última segunda-feira, dois empresários foram enganados e roubados dentro dos próprios apartamentos, e vão arcar com um prejuízo de pelo menos R$ 15 mil cada. Como as características do golpe são iguais aos aplicados durante o primeiro quadrimestre deste ano, a polícia acredita tratar-se dos mesmos marginais. O delegado Rubens Recalcatti, da Delegacia de Furtos Roubos, responsável pela investigação desses casos, faz um alerta para que os consumidores tenham cuidado ao solicitar a prestação de serviços de telefonia.

Os dois casos registrados na DFR, na segunda-feira, aconteceram em edifícios dos bairros Cabral e Bigorrilho e seguiram o mesmo modelo de ação. Pela manhã, os empresários tentaram fazer ligações telefônicas, mas a linha do aparelho estava sem sinal. Diante da impossibilidade de usar o telefone fixo, eles pediram reparo à empresa Brasil Telecom. A visita ao apartamento foi agendada e em pouco tempo ?falsos técnicos? apareceram aos edifícios para a suposta prestação do serviço.


Circuito de TV de um prédio filmou a entrada dos assaltantes. (Foto: Reprodução)

Roubo

Dois homens com crachás de identificação foram os responsáveis pelo roubo. Como a visita dos técnicos já estava agendada – pelo menos presume-se que seja com a empresa -quando eles chegaram foram anunciados e os donos dos apartamentos liberaram a entrada, pensando apenas em resolver o incômodo problema na linha telefônica. No entanto, quando recepcionaram os ?falsos técnicos? receberam voz de assalto e tiveram jóias e dinheiro levados pelos ladrões.

Nas duas ocorrências registradas na Delegacia de Furtos e Roubos, os ladrões não estavam uniformizados (mas usavam crachás de identificação) e ocupavam um Corsa sem nenhuma logomarca de empresa prestadora de serviço.

Polícia tem retratos falados de suspeitos


Desde abril que a polícia está à procura destes indivíduos. (Foto: Reprodução)

O golpe da telefonia fixa está sendo investigado pela Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) desde o início do ano. No final de abril, a Tribuna divulgou ampla matéria sobre o fato, relatando três casos ocorridos até aquela data. O prejuízo às vítimas já havia ultrapassado os R$ 500 mil e em algumas ocasiões, os ladrões utilizaram de grande violência contra as vítimas.

A forma como os golpistas têm acesso ao pedido de conserto à linha telefônica intriga a polícia. De acordo com o delegado Rubens Recalcatti, está sendo agendada uma reunião com representantes da Brasil Telecom para a discussão do caso. Pelo que foi apurado, os marginais conseguem cortar o sinal de transmissão do telefone fixo e se antecipam aos prestadores de serviço credenciados pela empresa de telefonia. Assim os falsos técnicos usam da desculpa do conserto telefônico para entrar no apartamento de suas vítimas, que são pré-selecionadas.

No entender do policial, dentre os golpistas há uma pessoa que tem conhecimento do procedimento interno da empresa e conhece alguém ou tem acesso aos pedidos feitos por clientes para resolver problemas nas linhas telefônicas. Somente assim, com a informação do endereço da vítima, é que os ladrões podem se antecipar ao atendimento da empresa. Entretanto, ressalta-se que não há necessariamente envolvimento de funcionários das empresas nos casos de roubo.

Recalcatti informou que a DFR tem a identificação de um dos bandidos. No final de maio, divulgou o retrato falado de três suspeitos, que têm estaturas medianas (1,70 m) e idades entre 20 e 30 anos.

Consumidor deve ficar em alerta

Daniel Derevecki
Delegado Rubens Recalcatti, da DFR, alerta para o problema.

O delegado Rubens Recalcatti faz uma alerta aos consumidores para que tomem certas precauções antes de abrir a porta de suas casas para prestadores de serviço. Ele ressalta que, em algumas situações, não há necessidade do técnico entrar na moradia para solucionar o problema, pois as caixas operacionais a serem vistoriadas estão instaladas em áreas exteriores. Caso haja necessidade da entrada do técnico, o proprietário deve verificar se ele está devidamente uniformizado e portando crachá de identificação. De posse do nome dos funcionários, o solicitante deve entrar em contato com a empresa de telefonia e confirmar a presença do empregado.

A Brasil Telecom alerta aos clientes que, ao atenderem os técnicos, solicitem a apresentação da identidade funcional (crachá de identificação) e a ordem de serviço que, efetivamente, comprova que os funcionários farão o trabalho de manutenção. Outra dica é verificar se os funcionários utilizam o carro da empresa Brasil Telecom ou de outra firma terceirizada, que leva um adesivo com o nome da empresa. Em caso de dúvida, o morador deve ligar para o número de telefone em que solicitou o serviço e confirmar os dados dos funcionários.

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