Aumentam as apreensões de drogas no Paraná

O cerco fechado da Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem aumentado significativamente o número de apreensões de drogas nas estradas do Paraná. Somente no final de semana, foram apreendidos 250 quilos de maconha. O volume foi resultado de quatro apreensões na BR-277: duas em Santa Terezinha, no quilômetro 714, uma em Medianeira, no quilômetro 679 e uma em Cascavel, no quilômetro 580. Nos últimos quinze dias, foram 500 quilos de maconha apreendidos. No último domingo, policiais civis apreenderam meia tonelada da droga num Ford Courier, em Foz do Iguaçu.

 Segundo informações da PRF, o número é considerado alto, levando-se em conta que num ano a média de apreensões de maconha é de 17 toneladas.

O volume expressivo de maconha apreendido é conseqüência do trabalho intensivo que a PRF vem realizando nas rodovias federais que cortam o Paraná. Além de trabalhar em cima de denúncias e investigação conjuntas com outras polícias, a PRF está mantendo blitze 24h, especialmente na região de Foz do Iguaçu e Cascavel. A implantação do sistema ininterrupto se deu devido à constatação de que a maior parte das apreensões vêm acontecendo nos finais de semana e durante as madrugadas.

Quanto mais aumenta a criatividade dos traficantes, mais aumenta a marcação da polícia, inclusive com realização de cursos de atualização e utilização de cachorros treinados na fiscalização. Segundo a PRF, o transporte da maconha geralmente é feito em fundo falso de veículos, entre produtos contrabandeados carregados em kombis e escondida nas sacas de grãos transportadas por caminhões. Drogas traficadas em menos volume, como cocaína e crack, geralmente são carregadas por passageiros em ônibus de passeio. Daí a necessidade da fiscalização constante da PRF.

Meia tonelada

Policiais civis de Foz do Iguaçu, Oeste do Estado, apreenderam meia tonelada de maconha. A droga foi encontrada, no último domingo, dentro de um Ford Courier, com placa de São Paulo, vistoriado durante operação policial. De acordo com a polícia, o condutor da caminhonete, ao perceber a presença dos policiais, fugiu do local em alta velocidade.

Para escapar da prisão em flagrante, os traficantes abandonaram o carro entre as cidades de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha do Itaipu. Segundo a polícia, os marginais teriam entrado numa estrada de terra, o que dificultou a localização da caminhonete por causa da poeira. Momentos depois, os policiais encontraram o automóvel abandonado, com o motor ligado, portas abertas e as chaves na ignição, à beira de um matagal. Os ocupantes do carro se esconderam numa plantação de milho e não foram localizados. 

Voltar ao topo