Assassino torturador é capturado na Ilha do Mel

Um homem acusado de roubar, torturar e matar um aposentado na cidade de Xambrê, a 19 quilômetros de Umuarama, foi preso na tarde de quinta feira, na Ilha do Mel, litoral do Estado. Marcelo Pereira Ortiz, 28 anos, era procurado pela polícia do interior desde o dia 21 de novembro do ano passado, quando teve sua prisão preventiva decretada. Ele é acusado de, junto com outros três rapazes, roubar e assassinar Aracino José dos Santos, pai de um procurador da Justiça do Estado de Rondônia.

Marcelo foi preso às 17h, depois de levantar a suspeita de policiais florestais que passavam pelo local. ?Ele estava fazendo arruaça na ilha e por isso foi detido. A partir do nome dele, descobrimos que Marcelo era procurado da Justiça?, contou o delegado de Paranaguá, Lauro Gritten.

Há um mês, o delegado de Umuarama, Fernando Ernandes Martins, entrou em contato com Gritten e solicitou ajuda na captura de Marcelo, já que havia informações que ele tinha fugido para a Ilha do Mel. ?Recebemos fotos dele e quase o pegamos. Chegamos até uma pousada onde Marcelo estava trabalhando como pedreiro, mas como já tinha acabado o serviço, não o encontramos?, contou Gritten.

Ao ser encontrado, Marcelo ficou detido na delegacia de Paranaguá e ontem foi transferido para Umuarama, onde teve sua prisão preventiva decretada.

Tortura

O crime aconteceu no mês de novembro, quando os quatro acusados invadiram a casa de Aracino, em Xambrê.

O homem foi violentamente torturado, tendo várias partes do corpo queimadas por um ferro de passar roupa, e morto por asfixia. Da casa da vítima os assassinos levaram uma quantia próxima a R$ 3 mil, que eles já sabiam que o aposentado guardava. ?A família de Aracino nos disse que todos as contas e demais despesas dele eram pagas pelos filhos, e que o dinheiro que ele recebia da aposentaria era todo economizado?, explicou o delegado Fernando.

Os três acusados, que foram presos em Xambrê dias após o crime, confessaram o assassinato e falaram que Marcelo foi quem planejou o assalto e torturou o aposentado. Eles também informaram à polícia que o fugitivo tinha dito que depois do roubo iria para a Ilha do Mel, procurar emprego.

De acordo com o delegado, com a prisão de Marcelo a polícia põe atrás das grades os quatro envolvidos no latrocínio (roubo seguido de morte). Estão presos Irosvaldo de Araújo, 23 anos; Antônio Marcos de Souza Rosa, 23, e Carlos Alexandre da Silva, 25. Todos possuem várias passagens pela polícia, entre elas por tráfico de entorpecente e roubo.

Voltar ao topo