Apreendido avião com agrotóxico

Um avião carregado de agrotóxicos contrabandeados foi apreendido, ontem, na zona rural de Ubiratã. O monomotor Cessna 180, prefixo PT-AZK, estava carregado com 400 quilos do produto e provavelmente vinha do Paraguai, informou a Polícia Federal. A aeronave, que era esperada pelos agentes enquanto pousava numa pista clandestina construída numa fazenda, acabou tombando após o piloto tentar dar a volta e alçar vôo novamente. Segundo a polícia, é a primeira vez que um avião é pego contrabandeando agrotóxicos no Brasil.

O piloto havia percebido a presença da polícia já em solo, mas a tentativa de fuga foi frustrada ao bater num monte de terra existente ao lado da pista para evitar acúmulo de água. Além do piloto, Moacir de Freitas, 73 anos, foram presos Ademilson Barbosa, 33 anos, e Iranês Rodrigues Domeni, de 52 anos. Todos foram levados para a delegacia local. A carga de agrotóxico chinês, altamente prejudicial ao meio ambiente e ilegal no Brasil, foi levada para a sede da Polícia Federal de Cascavel.

A pista onde o avião pousou era investigada pela polícia há alguns meses. Ela teria sido construída especialmente para a ação da quadrilha, que tinha como membro o proprietário da fazenda, Roger Gasparoto, que está foragido. A carga está avaliada em R$ 100 mil. 

Voltar ao topo