Adolescente assalta bisavó de 90 anos

Sabendo que sua bisavó -de 90 anos – havia recebido um seguro no valor de R$ 5 mil, a estudante S.M.B., de 15 anos, e duas amigas – Josiane Maciel de Lima, 24, e G.S.M., 16 -planejaram um assalto contra ela. O trio invadiu a casa da vítima e a manteve como refém por duas horas, amarrando-a e amordaçando-a com pedaços de fita crepe. Além do dinheiro, encontrado no guarda-roupas, as ladras também levaram um telefone sem fio. Antes da fuga, a bisneta deixou cair o capuz que cobria seu rosto, possibilitando que a vítima a reconhecesse e a denunciasse à polícia. Presa, a menor forneceu os nomes das cúmplices, que ainda não foram localizadas.

A trama teve início por volta das 10h de segunda-feira, quando Josiane bateu palmas na casa da anciã, na Rua Affife Mansur, Novo Mundo. Com dificuldades de locomoção a idosa, que mora sozinha, perguntou de longe o que ela queria. A assaltante respondeu que era amiga de S.M.B. e que estava procurando serviço. Como Josiane falou o nome da bisneta, a anciã não desconfiou da "armação" e jogou as chaves do cadeado do portão para ela entrar.

Ataque

Josiane entrou e começou a conversar com a anciã. De repente fechou as cortinas da moradia, o que fez com a vítima estranhasse, mas era tarde. Em seguida, invadiram a residência a bisneta da vítima – encapuzada – e a outra adolescente. As três jovens amordaçaram a anciã com fita crepe e amarraram suas mãos e pés. "Inclusive chegaram a machucá-la no rosto e no peito", comentou o escrivão chefe Alan Rodrigues, da Delegacia do Adolescente. Na seqüência S.M.B. foi até o guarda-roupa, onde sabia que estava guardado o dinheiro e pegou os R$ 5 mil. Após permanecerem durante duas horas na casa, as três garotas foram embora. Porém, antes de sair S.M.B. deixou cair o capuz e foi reconhecida pela bisavó.

Descoberta

Somente às 14h, a anciã conseguiu morder a mordaça e se libertar. Ela gritou por socorro e foi ajudada pelos vizinhos, que chamaram seus familiares. "A vítima comentou as suspeitas que tinha da bisneta com os parentes, que descobriram que a menor estava na casa de familiares, em São José dos Pinhais", relatou o escrivão. Após uma longa conversa, S.M.B. confessou que tinha participado do crime. "Ela contou que fez o comentário sobre o dinheiro com Josiane, que teve a idéia do assalto. Inclusive foi a Josiane que comprou a fita crepe e o capuz para usar no roubo", contou Alan.

Confirmada as suspeitas, os familiares chamaram a Polícia Militar, que levou S.M.B. à Delegacia do Adolescente, onde foi apreendida e autuada por roubo pela delegada Selma Braga. "A Juíza da Vara da Infância e da Adolescente condenou S.M.B. a uma pena de 45 dias de reclusão", frisou o escrivão.

Alan disse que os trabalhos continuam para prender as outras duas acusadas. "Já temos o nome e o endereço. É uma questão de tempo", ressaltou o policial.

Voltar ao topo