Adestrador é detido com uma píton dentro da mala

O adestrador de animais, Valdir Benetti de Oliveira, 44 anos, foi detido na manhã de ontem, por policiais militares do 17.º Batalhão, ao ser surpreendido dentro de sua camioneta, estacionada na Estrada Ecológica, em Pinhais, acompanhado por duas mulheres. Apesar de constar no sistema da polícia um mandado de prisão contra Valdir, expedido pela Justiça de São Paulo, foi a cobra de estimação do detido que chamou a atenção dos policiais. "Shakira", como é carinhosamente chamada, mede 2,40 metros e ainda é um filhote da espécie píton (python reticulatus), semelhante à sucuri.

De acordo com o sargento Célio, da Companhia de Pinhais, o susto foi grande ao encontrar, durante a revista no veículo, uma cobra guardada dentro de uma mala de viagem. Dois filhotes de cachorro também estavam no interior da camioneta e foram recolhidos. Além dos animais, os policiais apreenderam uma pistola de brinquedo (simulacro), que estava embaixo do banco, e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do detido também não dava cadastro nos dados da PM.

Valdir, as mulheres e os animais foram conduzidos à companhia de Pinhais onde foram apresentados à imprensa.

Autorização

Valdir apresentou documentos que autorizavam o transporte da cobra e também a guia de importação, já que o animal é de origem asiática. De acordo com o adestrador, a cobra não é venenosa e é bastante dócil. "Ela é mostrada em exposições por todo o país. Comprei-a há 10 anos e nunca tive problemas", contou Valdir. Sobre o mandado de prisão ainda vigente, Valdir disse desconhecer o motivo. "Só pode ser por pensão alimentícia", afirmou.

Ele pretendia ficar em Pinhais até domingo, quando será encerrada a feira de exposição que acontece no Expotrade, na qual Valdir faz apresentações. O detido foi encaminhado à Delegacia de Vigilância e Captura (DVC), em Curitiba. Valdir trabalha em uma fazenda no interior de São Paulo com o adestramento de animais: pôneis, chimpanzés e cobras.

Voltar ao topo