Abertura de cofre mobiliza delegacia em Curitiba

Um misterioso cofre deu trabalho a policiais da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR). O objeto foi encontrado, na manhã de segunda-feira, em frente a um condomínio residencial no Capão da Imbuia, e despertou a curiosidade dos moradores. Ao lado do cofre, abandonado na esquina das Ruas Benedito Conceição e João Ponciano Borges, havia páginas de jornal de 1995.

Ao conseguir abri-lo, com auxílio de um maçarico, por volta das 17h40 de ontem, veio a surpresa: armazenava a soma de 30 centavos de cruzeiros. Uma moeda de 10 e outra de 20, ambas de 1970.

A síndica do condomínio chamou a polícia, por volta do meio-dia de segunda-feira. Um caminhão do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) transportou o cofre verde, de aproximadamente meia tonelada, até a delegacia.

Na manhã de ontem, o delegado Luiz Carlos de Oliveira, titular da DFR, solicitou o serviço de um chaveiro, para tentar revelar o conteúdo. No entanto, o profissional constatou que o trinco estava quebrado e, sem ele, não daria para descobrir o código. “Não posso fazer nada”, lamentou ao deixar o pátio da delegacia, com sua maleta de ferramentas.

Maçarico

Durante a “operação abertura”, várias maneiras para se abrir o cofre foram cogitadas. Um policial chegou a pegar duas marretas para tentar arrombá-lo, mas o trabalho foi em vão.

“É só chamar um desses ladrões que estão presos que ele consegue abrir facilmente”, brincou outro policial. O impasse seguiu até o delegado-titular chamar uma empresa especializada que, com maçarico, conseguiu abri-lo. A polícia apura, agora, se o cofre foi furtado ou abandonado pelo dono.