“Vitória de Marta será ótimo presente”, diz Lula em seu aniversário

Brasília, 28 (AE) – “A vitória de Marta seria um ótimo presente para mim”, afirmou hoje (28) o presidente Lula, no jantar em que comemorou seu aniversário (59 anos), no Palácio do Jaburu. O comentário do presidente era uma referência à redução da diferença, nas pesquisas, entre as intenções de voto na candidata petista à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, e no candidato do PSDB, José Serraa. A frase de Lula foi relatada por participantes da festa.

O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, disse hoje que a redução da vantagem de José Serra (PSDB) sobre Marta Suplicy (PT) nas pesquisas às vésperas do segundo turno da eleição indica que os tucanos perderão mais uma disputa na cidade por demonstrarem “arrogância” e “desprezo” pelo adversário. “Sentaram novamente na cadeira (de prefeito) antes da hora”, afirmou Dirceu, referindo-se ao episódio de 1988 em que Fernando Henrique Cardoso, que concorria ao mesmo cargo com o ex-presidente Jânio Quadros, sentou-se na cadeira de prefeito antes das eleições, que acabou perdendo. Em entrevista após almoço com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Granja do Torto, José Dirceu avaliou que as eleições estão “virando” em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Belém, onde candidatos do PT ainda estão em segundo lugar nas pesquisas. O ministro disse que “vários fatores” contribuíram para a redução da vantagem de Serra sobre Marta, inclusive o choro da prefeita no último sábado, num evento público. “Eles (tucanos) demonstraram desprezo pelo que a prefeita fez na cidade.” Na avaliação de Dirceu o eleitorado “percebeu” que era “retórica eleitoral” a promessa de Serra de suspender a taxa de lixo. “Agora ele (Serra) disse que vai manter, se eleito, o imposto até 2006”, disse o ministro. “O eleitorado não gosta disso, o cidadão e a cidadã querem respeito, afirmou Dirceu, ao lado do ex-presidente Itamar Franco (PMDB), que também acabava de visitar o presidente Lula na Granja do Torto.

A uma pergunta se Lula e os ministros tinham “comemorado” o resultado das últimas pesquisas no jantar de aniversário do presidente, na noite de quarta-feira, o ministro respondeu que os dirigentes do partido têm “humildade para saber que é preciso trabalhar para vencer as eleições”.

“Nós vamos virar e ganhar a eleição”, afirmou Dirceu, descontraído. O ministro telefonou ontem para a prefeita Marta e o presidente do PT, José Genoíno, que falaram do “sucesso” da caminhada ontem pela cidade em busca de votos.

FESTA – As mudanças nas pesquisas tornaram mais descontraído o clima na festa “surpresa” em comemoração aos 59 anos de Lula, no Palácio do Jaburu, segundo participantes do evento. A festa foi preparada pelo vice-presidente José Alencar e por sua mulher, Mariza. Mais de 30 pessoas participaram do jantar, que teve churrasco e carne seca. Lula soprou a vela e repartiu um bolo de chocolate. Animado, o presidente lembrou de momentos ao lado de Alencar durante a campanha presidencial de 2002. “Alencar é um vice enviado por Deus”, disse Lula.

Durante o jantar, o presidente e os ministros lamentaram a morte do jogador Sérginho, do São Caetano. Os convidados ouviram bolero e tomaram vinho tinto e uísque. O presidente ganhou uma garrafa de vinho português do presidente do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal.

Também ganhou gravatas e peças de artesanato. Lula chegou ao Jaburu com a primeira-dama Marisa Letícia às 20h15 e só saiu às 23 horas. Pelo menos 16 ministros participaram do jantar, que contou ainda com a presença do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, do comandante do Exército, Francisco Albuquerque, do presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, e do presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb.

Voltar ao topo