Vitória de Giuliano Losacco está sub judice

São Paulo – A vitória de Giuliano Losacco na abertura do campeonato brasileiro de stock car V8 está ameaçada. De acordo com o diretor da prova, Carlos Montagner, logo que recebeu o comunicado oficial sobre a irregularidade técnica apresentada nos carros de Cacá Bueno e de Thiago Marques, o representante da Equipe Petrobrás-Action Power escreveu no próprio documento que discordava da decisão dos comissários técnicos e que foi repassada aos comissários desportivos que desclassificaram os dois carros da escuderia.

Com isso, a decisão ficou sub judice, conforme explica Angela Bertini, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Cacá Bueno e Thiago Marques foram desclassificados por ter sido encontrada uma irregularidade na vistoria realizada domingo depois da prova – na bomba de óleo da direção hidráulica posicionada dentro do carro, o que é proibido segundo o Artigo 14, item 14.1 do regulamento técnico da Stock Car V8.

“Como a manifestação do interesse de entrar com recurso foi feita na própria pista, o resultado já está sub judice. Agora, a equipe tem o prazo legal (até sexta-feira às 17h30) para apresentar o recurso junto à comissão disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBA. No entanto, a pontuação dos pilotos só será modificada se o tribunal considerar que a equipe tem razão”, explicou a presidente.

Recurso

A equipe Action Power vai recorrer da decisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que desclassificou os pilotos Cacá Bueno, vencedor da etapa de abertura da Stock Car em Curitiba, e Thiago Marques, quarto colocado na mesma prova. Marcelo Aiquel, advogado da equipe, dará entrada no recurso até sexta-feira, dia 2 de abril.

“Vamos fazer um recurso para os dois pilotos, já que são da mesma equipe e a matéria é a mesma. Queremos comprovar que houve um equívoco do comissário da CBA ao elaborar o seu laudo. Até porque este mesmo comissário já havia vistoriado os carros e dado OK. Além disso, outros carros apresentaram o mesmo problema e ele (o comissário) teve o cuidado de alertar as outras equipes, o que é não é uma atitude, no mínimo, uniforme”, declarou o advogado.

Paulo de Tarso, chefe da equipe, aproveitou para ressaltar que o problema na bomba de direção hidráulica não interfere em rigorosamente nada no desempenho do carro, o que não coloca em dúvida o bom desempenho dos mesmos na pista.

“A direção hidráulica só serve para dar conforto ao piloto e, para falar a verdade, até ?rouba? um pouco de rendimento do carro”, explicou.

Quem recebeu com espanto a decisão foi Oscar Chanoski, diretor esportivo da Petrobrás-Action Power. “Todos os carros foram analisados pelos comissários técnicos e liberados para a classificação e depois da definição do grid passaram por nova vistoria e estavam aptos para participar da prova. Um carro da RC Competições foi avisado que a bomba estava no lugar inadequado. Eles usaram dois pesos e duas medidas”, reclamou Chanoski.

Clovis Matsumoto disse que qualquer comunicado a respeito da desclassificação dos dois pilotos será feito somente pela CBA.

Júnior Reck ganha domingo e lidera na Light

O fim de semana de estréia de Júnior Reck na Stock Car V8 Light não poderia ter sido melhor. Depois de chegar em terceiro na prova de sábado na categoria de acesso à Stock Car V8, domingo, no Autódromo Internacional de Curitiba, o piloto da equipe VR Motorsport conquistou a vitória na segunda prova da primeira rodada dupla e assumiu a liderança do campeonato. Reck fez as 30 voltas no anel externo do circuito paranaense em 30m39s575, média de 149,700 km/h. O também estreante Daniel Landi ficou em segundo e Fábio Carreira completou o pódio. A próxima rodada será nos dias 17 e 18 de abril em Interlagos, São Paulo.

“O final de semana foi bom! O terceiro lugar de ontem já foi uma vitória e percebemos que tínhamos condições de brigar pela primeira posição. Corrigimos os erros e conseguimos vencer. É um grande feito já que é o meu primeiro ano na categoria e há vinte dias nem falávamos de participar da competição”, disse Júnior Reck.

Fábio Carreira assumiu a ponta na largada, mas rodou na entrada do S e perdeu a liderança para Lorenzo Varassin, companheiro de equipe de Diogo Pachenki, vencedor da corrida de sábado. Andreas Lundgreen bateu na Curva da vitória na terceira volta e obrigou o Safety Car a entrar na pista.

“Infelizmente peguei óleo na entrada do S e rodei. O importante é que consegui voltar com cabeça e recuperar algumas colocações. Valeu! O mais importante foi pontuar”, disse o também estreante Fábio Carreira, que no sábado fez um segundo lugar.

Na relargada, Lorenzo permaneceu na liderança até a 16.ª passagem, quando sofreu acidente na Curva da Vitória e abandonou a corrida. Júnior Reck assumiu a ponta e abriu vantagem para o segundo colocado Daniel Landi.

“Mudei de categoria e estou sofrendo com as diferenças para dirigir. Até sábado tinha na cabeça como era dirigir um Fórmula-3. A equipe me ensinou a ficar calmo”, disse Daniel Landi, vice-campeão da Fórmula-3 Sul-Americana Light em 2002.

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