Visconde de Guarapuava terá mais duas faixas de tráfego

A avenida Visconde de Guarapuava vai ganhar mais duas faixas de circulação para veículos, para reduzir os congestionamentos e diminuir o tempo de deslocamento dos motoristas. Para liberar as faixas laterais das duas pistas, o estacionamento será proibido dos dois lados da avenida – da trincheira da Ubaldino do Amaral, na divisa do Alto da XV com o Centro, até a Ângelo Sampaio, no Batel.

As mudanças começam nesta quarta-feira (22), se não chover, porque a pista precisa estar completamente seca para as obras. O trabalho de pintura das novas faixas e instalação das placas de trânsito será feito em trechos curtos e sempre no período noturno, para não atrapalhar o trânsito. O prazo previsto para o fim das obras é de 30 dias.

A avenida Visconde de Guarapuava começa no Alto da XV, no cruzamento com a avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, e termina no Batel, na esquina com a rua Odin do Amaral. Mas o trecho onde será proibido estacionar é menor. São 25 quadras, numa extensão de 2,9 km.

Os horários de proibição de estacionamento são das 7h às 20h de segunda a sexta-feira, e das 7h às 14h nos sábados. Nestes períodos, a rua deixará de ter cerca de 400 vagas de estacionamento: 361 são vagas de Estacionamento Regulamentado (EstaR) e o restante são vagas para motos, paradas de 15 minutos e locais de embarque e desembarque. Algumas destas vagas especiais serão remanejadas para as transversais da avenida.

As mudanças foram determinadas pelo prefeito Beto Richa para melhorar a circulação numa das ruas mais movimentadas da cidade. Pelo cruzamento da avenida com a rua Conselheiro Laurindo chegam a passar 4,5 mil carros por hora. Para efeito de comparação, na BR-277, que liga Curitiba ao litoral, o número máximo de carros chegou a 2,3 mil por hora na véspera do último ano novo.

"Ampliar o espaço de circulação foi a alternativa que encontramos para melhorar a mobilidade e diminuir o impacto da sobrecarga de veículos na avenida", afirma o prefeito. O diretor de trânsito da Urbs, Gilberto Foltran, confirma a expectativa: "As duas novas faixas de circulação vão dar mais fluidez ao trânsito".

Os motoristas poderão aproveitar melhor a chamada "onda verde" gerada pelo sincronismo dos semáforos que se abrem um após o outro. Para acompanhar a seqüência de sinais abertos é preciso dirigir a uma velocidade constante em torno de 50 km/h.

Os motoristas são forçados a diminuir a velocidade, às vezes até parar, nas quadras onde a faixa lateral é usada para estacionar veículos porque o espaço de tráfego fica mais estreito. Vale lembrar, porém, que a "onda verde" também é interrompida em três cruzamentos onde os semáforos dão preferência ao transporte coletivo. Mesmo depois das mudanças na avenida, a passagem dos biarticulados continuará tendo prioridade na Travessa da Lapa, Marechal Floriano Peixoto e Alferes Poli.

Segundo Gilberto Foltran, não é possível antecipar qual será a redução no tempo de deslocamento dos motoristas. "Vai variar conforme o trecho que o motorista percorre, e o horário em que utiliza a rua", afirma o diretor. "Também haverá um ganho considerável de conforto e segurança. Em algumas quadras o estacionamento já é proibido, mas o motorista que dirige pela faixa lateral tem que se ?encaixar? na quadra seguinte nas outras pistas, correndo risco de colisões", afirma ele.

O diretor deixa claro que os congestionamentos não vão acabar completamente, mas o chamado "horário de pico" vai ficar mais curto. Atualmente o pior horário para dirigir pela Visconde de Guarapuava começa às 17h30 e vai até 19h30. Depois do alargamento no espaço de tráfego, o volume de carros será diluído e a lentidão deve ficar restrita ao período das 18h até 18h30.

Voltar ao topo