Vidal Coelho preside o Tribunal de Justiça

O desembargador José Antônio Vidal Coelho assumiu na última quinta-feira, dia 1.º, a presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ), no lugar de Tadeu Marino Loyola Costa. No Tribunal Regional Eleitoral do Paraná(TRE) também houve troca de comando, com o desembargador Telmo Cherem sendo empossado presidente, em substituição ao desembargador Clotário de Macedo Portugal Neto, que aproveitou a saída da presidência para se aposentar. O mandato no TJ tem duração de dois anos e no TRE a duração é de um ano.

Assumiram também os membros da cúpula diretiva do TJ. O desembargador Antônio Lopes de Noronha foi empossado como vice-presidente, e o desembargador José Wanderley Resende, 2.º vice-presidente. Os desembargadores Leonardo Pacheco Lustosa e Waldemir Luiz da Rocha assumiram respectivamente como corregedor-geral e corregedor adjunto.

Na ocasião de sua eleição Vidal Coelho, em, dezembro do ano passado, comentou que sua gestão terá três programas principais: completar a fusão física do Tribunal de Alçada com o Tribunal de Justiça, prosseguir com a informatização do TJ e dedicar seus esforços para aparelhar a Escola da Magistratura.

TRE

Junto com o desembargador Telmo Cherem, assume também como vice-presidente e corregedor do TRE o desembargador Ângelo Zattar. Em sua despedida, Portugal Neto relatou sobre a sua experiência como presidente do TRE/PR. O desembargador, durante a sua gestão, realizou a construção de fóruns eleitorais em sete cidades do interior do Estado. A última inauguração aconteceu há duas semanas, em Cianorte. Até este momento, são 27 em todo o Paraná. Outros três fóruns devem ser inaugurados até março. Na gestão de Portugal Neto, também foi iniciada a construção do fórum eleitoral de Curitiba, em uma área próxima da sede do TRE/PR.

?Não foram só realizações administrativas e de conclusão de obras. Também obtivemos sucesso nas últimas eleições, que eram a minha maior preocupação. Mas todo o processo correu com transparência e dignidade, com respeito dos políticos para com o tribunal e vice-versa?, afirma o desembargador, que vai se aposentar após 32 anos de magistratura.

O desembargador passou para o novo presidente a incumbência de continuar a criação dos fóruns eleitorais em todo o Estado. ?Vamos dar continuidade ao projeto do desembargador Clotário. A intenção é que todas as comarcas possam ter os seus fóruns eleitorais?, explica Telmo Cherem. De acordo com ele, 2007 será um ano de muito trabalho, apesar de não ser um período eleitoral. ?Não é um ano eleitoral, mas temos que pavimentar as estradas para as eleições de 2008, para prefeito e vereador. O tribunal também tem atividades administrativas que exigem muito?, comenta Cherem.

O novo presidente do TRE/PR foi nomeado, em 1990, como representante do quinto constitucional para o cargo de juiz do extinto Tribunal de Alçada do Estado. Em fevereiro de 1995, foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça, passando a integrar a Sexta Câmara Cível.

Voltar ao topo