Via Campesina reage contra lei de Biossegurança

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) retirou sua representação junto ao Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) por discordar da aprovação do projeto de lei de Biossegurança no Congresso Nacional e por considerar desrespeitoso o tratamento dado pelo Governo Federal às questões agrárias no país.

Segundo a carta de afastamento divulgada pelo MPA, ?a aprovação da lei afeta a soberania nacional. A lei de Biossegurança, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, regulamenta o plantio, comercialização e pesquisas com sementes transgênicas?. Para a organização de agricultores, a decisão afetará qualquer projeto de segurança e soberania alimentar no país.

Ainda segundo o manifesto do Movimento, ?o Brasil vai pagar caro por essa decisão e afetará qualquer projeto de segurança e soberania alimentar em nosso país. Meia dúzia de empresas multinacionais vai decidir o que o povo brasileiro irá comer, por meio da padronização dos alimentos e do controle das sementes. A História cobrará caro a irresponsabilidade por esta decisão?.

Voltar ao topo