Verticalização garante vaga a deputado no Amazonas

O deputado estadual reeleito Artur Bisneto (PSDB) vai ficar com a vaga que disputava na Assembléia Legislativa do Amazonas com Miron Fogaça (PSL) desde o fim das eleições no ano passado. Segundo a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), até o fim desta semana Bisneto será diplomado e deve assumir o cargo no dia 5 de fevereiro, quando os deputados retomam os trabalhos.

Por três votos a um, os juízes decidiram dar a vaga para Bisneto por conta da regra da verticalização, que não permitia coligações nos Estados entre partidos com candidato à Presidência. Bisneto obteve 14.060 votos nas eleições do ano passado, mas Fogaça foi homologado no lugar do tucano, com 3.311 votos. A coligação "Unidos Venceremos", formada entre PRP e PSL, somou os votos de Fogaça aos do deputado estadual Donmarques Mendonça (PRP), que recebeu 17.685 votos.

Os advogados de Bisneto alegaram que como o PRP teve candidata à Presidência, Ana Maria Rangel, e o PSL também, com Luciano Bivar não poderiam ter se coligado no Amazonas. Os advogados de Donmarques e Fogaça vão recorrer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tentando alegar que a candidatura de Ana Maria Rangel à presidência foi feita fora do prazo.

Voltar ao topo