Venezuela negocia com China para construção de casas

A Venezuela e a China assinaram um acordo de US$ 1,2 bilhão que prevê a construção de 20 mil moradias no país sul-americano nos próximos dois anos, de acordo com informações divulgadas pela agência estatal de notícias.

O ministro da Habitação da Venezuela, Ramon Carrizales, e o vice-presidente do grupo estatal China Citic, Liang Chuanxin, formalizaram que o capital chinês financiará 75% do acordo, alinhavado em euros, de acordo com a Agência Bolivariana de Notícias.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em visita realizada a Pequim nesta semana, disse que a solução da aguda crise de moradia do país é o pilar fundamental da sua revolução socialista.

Candidato à reeleição em dezembro, Chávez prometeu construir 150 mil casas até o final do ano. O Ministério da Habitação afirmou que cerca de 60 mil casas serão concluídas até o final de setembro.

A Venezuela também está trabalhando em conjunto com o Irã para construírem 10 mil casas no país. No mês passado, Chávez também propôs fornecer petróleo ao governo da Bielo-Rússia em troca de incentivos à construção e ao desenvolvimento de tecnologia. De acordo com o governo, cerca de 1,6 milhão dos 26 milhões de venezuelanos precisam de uma casa.

Voltar ao topo