Vendas no varejo acumulam alta de 3,84% em janeiro e fevereiro

As vendas do comércio varejista do país cresceram 1,32% em fevereiro na
comparação com fevereiro do ano passado, acumulando nos dois primeiros meses
deste ano alta de 3,84%. Os resultados, conforme divulgou o Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (14), foram influenciados
pelo chamado efeito calendário, com um dia e um final de semana a mais, já que
2004 foi ano bissexto.

O setor de móveis e eletrodomésticos foi o único a
apresentar resultado positivo na comparação entre fevereiro de 2005 e fevereiro
de 2004. A taxa significativa de 16,10% foi, segundo o IBGE, "influenciada pelas
facilidades encontradas no mercado para crédito ao consumidor (como desconto em
folha, aumento do prazo de pagamento) e aumento da massa salarial". Ainda de
acordo com o comunicado do instituto, "o desempenho da economia em 2004,
caracterizado por certa estabilidade, favoreceu um maior planejamento por parte
dos consumidores". O setor de móveis e eletrodomésticos apresentou a maior taxa
de variação acumulada em 12 meses (26,24%) e no primeiro bimestre (17,93%) entre
todas as atividades pesquisadas.

Outro setor cujas vendas se destacaram
em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, foi o de
equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com alta de
33,78%. O pior desempenho ficou com o setor de combustíveis e lubrificantes
(-8,65%). Nos dois primeiros meses do ano, o setor acumula queda de 4,73%. O
grupo hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo
registrou queda de 0,22% na mesma base de comparação por conta do efeito
calendário. Assim mesmo, no primeiro bimestre de 2005 o acumulado ficou positivo
em 3,09%.

Entre os estados, os melhores resultados no volume de vendas do
comércio varejista em relação a fevereiro de 2004 foram de Rondônia (32,99%),
Acre (25,11%), Sergipe (23,18%), Amazonas (21,98%), Paraíba (20,78%) e Maranhão
(20,42%).

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