Velha ponte no Vale do Ribeira é substituída por outra de concreto

O caminho feito por cerca de 1,2 mil pessoas diariamente em Cerro Azul, no Vale do Ribeira, vai ficar mais seguro. O governo do Paraná está construindo uma nova ponte de concreto sobre o rio Ponta Grossa em uma das principais estradas municipal da região. A estrada faz a ligação com a PR-092, rodovia liga Cerro Azul a Rio Branco do Sul.

A nova estrutura tem 16 metros e vai substituir uma antiga ponte de madeira que havia sido construída há 40 anos e que caiu recentemente. As obras estão sendo realizadas por meio de uma parceria entre o DER e a prefeitura. O investimento total chega a R$ 160 mil.

O secretário dos Transportes, Rogério Tizzot, informa que o convênio faz parte do programa de cessão de material para construção de pontes municipais, um dos projetos desenvolvidos pelo governo do Estado da área de ajuda aos municípios em infra-estrutura de Transportes.

?Normalmente, mediante a construção das cabeceiras por parte da administração das cidades, o Estado fornece as vigas, lajotas e guarda-rodas?, explica o secretário.

Segundo o DER, a prefeitura de Cerro Azul trabalha atualmente nos pilares e deve receber do Estado vigas e lajotas em breve. O programa, acrescenta Tizzot, já atendeu mais de 200 municípios paranaenses.

Integração e cidadania

A nova ponte beneficia principalmente os estudantes da região, que vão atravessar o rio com mais segurança. ?O Governo do Paraná vem atuando nesse sentido em diversas estradas municipais do Estado desde 2003?, acrescenta Tizzot.

?Além das pontes, há diversos programas que facilitam a ligação da população rural aos centros urbanos, como a pavimentação das vias com pedras irregulares e adequação dessas estradas?, recorda o secretário.

O município de Cerro Azul foi beneficiado recentemente com a pavimentação da rodovia entre a cidade e Rio Branco do Sul (PR-092). A conclusão do asfalto nos 54 quilômetros da estrada vem somar esforços também na ligação do Vale do Ribeira às demais regiões do Paraná, especialmente à Região Metropolitana de Curitiba (RMC), atendendo mais de 2 milhões de habitantes.

Voltar ao topo