Unafisco discute proposta de adoção de certificação digital

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco) ainda discutirá com a categoria a proposta da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), de adoção de certificação digital para tornar mais seguras as transações realizadas via Internet.

Segundo a presidente da Unafisco no Estado do Rio de Janeiro, Vera Tereza Baliero, somente após a realização de um estudo aprofundado a entidade poderá se pronunciar. Até o momento, acrescentou, o que há é um questionamento a respeito da segurança no meio eletrônico, "considerando em especial a necessidade de sigilo nas declarações formuladas à Receita".

O tema foi discutido também em seminário realizado recentemente pela Unafisco. "No final das contas, não se tem um meio que seja cem por cento seguro", disse Baliero, em referência à questão das senhas de acesso aos dados da Receita e de trabalho dos próprios auditores fiscais.

Em relação às fraudes, ela lembrou a informação dada pelo presidente nacional da Unafisco, Carlos André, durante palestra na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios, na última semana, de que o incremento médio de arrecadação no Brasil tem sido de R$ 20 bilhões/ano, nos últimos anos.

"A isso se contrapõem as irregularidades encontradas pela fiscalização da Receita Federal, que somam cerca de R$ 78,9 bilhões/ano. Os resultados relativos a 2005 ainda não foram fechados", disse. Vera Balieiro destacou que essas irregularidades englobam toda a fiscalização da Receita, excetuando a parte aduaneira, que abrange a apreensão de mercadorias.

Voltar ao topo