UFPR abre as portas à comunidade com Feira de Cursos e Profissões

Mesmo com a chuva forte dessa manhã, o campus do Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná ficou repleto de visitantes em mais uma edição da UFPR Cursos e Profissões, um dos eventos mais esperados do calendário oficial da universidade.

A abertura foi feita pelo reitor Carlos Augusto Moreira Júnior que lembrou dados levantados pela Pró-Reitoria de Graduação. Segundo a pesquisa, antes da realização da feira, 30% dos estudantes escolhiam o curso que iriam cursar somente no momento de efetuar a inscrição para o vestibular.

Pelo quarto ano consecutivo a Assessoria de Comunicação Social da UFPR promove o evento, fazendo com que os estudantes do Ensino Médio tenham acesso às informações não somente das carreiras mais tradicionais, como também dos cursos novos criados para atender a um novo formato de mercado.

O reitor Carlos Augusto Moreira Júnior referiu-se à importância da iniciativa como ferramenta para que os jovens façam uma escolha consciente, através dos exemplos vivos das profissões que são trazidas ao evento.

Juliana Lessio Affonso e Rodrigo Longo Pleszczak, ambos alunos do curso de Engenharia Industrial Madeireira decidiram-se pela futura profissão participando de duas edições da Feira de Cursos e Profissões. Eles também falaram durante a abertura da UFPR Cursos e Profissões, confirmando a importância da iniciativa para aqueles que ainda vão se decidir. Juliana, que já está no 3º ano, escolheu o curso na primeira edição do Evento enquanto visitava o estande do curso de Engenharia Industrial Madeireira. "Lá, compreendi o diferencial dessa área da Engenharia tomando conhecimento do grande potencial do mercado de trabalho", lembra. Hoje esse universo já está mais consolidado na medida em que foi cursando as matérias específicas, explica. Juliana está se preparando para o intercâmbio internacional de um ano, pela UFPR, na École Du Bois, em Nantes, na França.

Rodrigo Longo Plezczak é hoje aluno também do primeiro ano do curso de Engenharia Industrial Madeireira.  "Estava indeciso em 2004 e resolvi fazer o vestibular apenas como treineiro e passei", relembra ao dizer que a dúvida permaneceu e no ano seguinte resolveu visitar a Feira para se decidir entre os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial Madeireira. "O curso de Industrial Madeireira era o mais novo e o que eu tinha menos informação. Por isso a Feira neste ponto foi decisiva. Assistir a palestra, saber do mercado de trabalho, como é o curso em si foi fundamental".  Assim como Juliana,  Rodrigo também faz planos para o futuro: "Quero fazer intercâmbio. Tem no Chile, na França, oportunidade de estágio no 3º ou 4º ano. Meu objetivo é obter um diploma duplo", disse.

A UFPR Cursos e Profissões continha até domingo no Campus do Jardim Botânico da UFPR. O horário é o das 8h às 18 horas. Mais informações estão disponíveis no site www.ufpr.br.

Voltar ao topo