UEPG instala o maior telescópio do Paraná

O Observatório Astronômico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) passa a contar com o maior telescópio do Estado e o terceiro maior observatório educacional do País. O equipamento foi adquirido por meio do convênio com a Fundação Vitae e Universidade Livre dos Campos Gerais (Unicampos), em outubro de 2005, no valor de R$ 192 mil. A solenidade de instalação do novo equipamento será realizada nesta terça-feira (29), às 19h30.

 O Observatório da UEPG recebeu com suporte do convênio um telescópio de 40cm, dois telescópios (espelho) de 30cm, uma câmera CCD (para astrofotografia), conjunto de oculares, espectógrafo (para decomposição da luz), módulo Tipl-Tilde (correção da atmosfera da Terra), roda de filtros (13 filtros) e três binóculos.

A instalação do telescópio coloca a UEPG, em termos de ensino e divulgação da astronomia, entre as instituições dos grandes centros do país, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. ?O telescópio vai servir como laboratório de ensino para os alunos da UEPG e atender, através de programas de extensão, a escolas e interessados em geral?, diz o professor Marcelo Emílio, diretor do Observatório, desde 2002.

Mudança

Com a transferência do Observatório Astronômico da UEPG do Jardim Boa Vista para o Campus de Uvaranas, o professor Marcelo Emílio destaca a oportunidade de melhor atendimento a projetos de ensino, pesquisa e extensão. No espaço do Campus de Uvaranas, o Observatório Astronômico conta com um auditório para 192 pessoas, laboratórios didático e de informática, secretaria, e uma cúpula de seis metros de diâmetro. Marcelo explica que o Observatório recebe até 60 pessoas por seção de atendimento. O programa de visita de escolas e interessados da comunidade em geral está lotado até o final do ano.

Entre os projetos desenvolvidos no espaço estão o Astrônomo Júnior, que recebe um aluno por escola cadastrada para fazer a imagem de um objeto do céu, com divulgação no site do Observatório Astronômico www.jupiter.uepg.br; Noites Astronômicos, dirigido a escolas e interessados em geral, desde 2002, e Práticas de Astronomia nos Campos Gerais. Neste último, o objetivo é despertar nos alunos de ensino médio e fundamental o interesse pela ciência.

Práticas de Astronomia

O projeto Práticas de Astronomia nos Campos Gerais  permite a integração da UEPG com a rede de observatórios virtuais que vai colaborar com a rede americana TIE (?Telescopes in Education?). ?Essa colaboração permite que estudantes do ensino médio e fundamental da região dos Campos Gerais interajam com estudantes e profissionais brasileiros e do exterior, ampliando as oportunidades de experiências educacionais?, avalia Marcelo Emílio. O professor salienta que o espaço criado servirá de apoio didático e coloca a UEPG em níveis de infra-estrutura similares a grandes centros universitários do país em ensino de astronomia.

O professor Emílio ressalta o uso de instrumentos e técnicas similares aos usados em observatórios profissionais no país e no exterior, como o Gemini e Soar (www.gemini.edu). ?Isso vai treinar os estudantes para adquirir e processar imagens, bem como caracterizar as observações para atingir objetivos pré-determinados?, assinala Emílio, observando que ?as atividades reproduzirão experimentos clássicos e temas de interesse corrente em pesquisa?.

Voltado ao preenchimento dessa lacuna, adequando-se assim ao parâmetro curriculares de ensino de ciências e ao básico para as escolas públicas do Paraná, o projeto vai atender a 65 mil estudantes da rede estadual de ensino dos Campos Gerais, além de alunos da rede municipal, escolas particulares, da UEPG; e interessados em geral.

Voltar ao topo