UEPG abre nesta sexta os 51.º Jogos Estudantis da Primavera

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abre nesta sexta-feira (8) a 51ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera (JEP?s) dando continuidade à tradição da mais antiga competição poliesportiva do Paraná. A abertura está programada para as 19h30, no Ginásio de Esportes Oscar Pereira, com a realização do cerimonial olímpico e desfile das delegações representativas dos mais de 90 estabelecimentos de ensino fundamental, médio, superior e supletivo inscritos na competição.

As disputas iniciam no sábado e seguem até 16 de setembro, no atletismo, basquete, futebol suíço, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de duplas (areia) e xadrez.

Os JEP?s 2006 reúnem 6,8 mil atletas de 18 cidades. De Ponta Grossa, 46 escolas inscreveram 5.043 atletas. De fora de Ponta Grossa, a Comissão Central Organizadora registra a participação de 43 estabelecimentos de ensino fundamental e médio de 17 cidades, somando 980 atletas, nos grupos mirim, I e II.

A relação de municípios participantes inclui Castro, Curitiba, Jaguariaíva, Irati, Ivaí, Guapirama, Palmeira, Ipiranga, Ribeirão do Pinhal, Tibagi, Telêmaco Borba, Jacarezinho, Reserva, Araucária, São Mateus do Sul, Arapoti e Porto União (SC).

A maior parte desse contingente permanecerá alojada no Pavilhão de Educação Física e Colégio Agrícola Augusto Ribas, no Campus Universitário de Uvaranas, e no quartel do 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13º BIB), também localizado em Uvaranas.

À lista de ?estrangeiros? ainda se incorporam os atletas de instituições de ensino superior inscritos no grupo aberto, como é caso do Centro Universitário Positivo ? Unicenp, de Curitiba; Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu ? Uniguaçu, de União da Vitória; e Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, campus de Irati. A esses estabelecimentos se somam os atletas de cursos da UEPG, Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais ? Cescage, Faculdade União, Uniandrade/Secal e Faculdade Sant?Ana, todas de Ponta Grossa. Contando ainda com a participação de escolas profissionalizantes, cursos supletivos e centros de educação básica de jovens e adultos, o grupo aberto terá a participação de 833 atletas.

Cronograma

As disputas por medalhas nas modalidades individuais iniciam no sábado, 9, com as provas de atletismo, grupo aberto (masculino e feminino), na pista do Campus Universitário de Uvaranas.

No domingo, vão para a pista os atletas do grupo mirim; na segunda-feira, o grupo I; e na terça-feira, o grupo II. O judô terá sessão técnica, com pesagem de todos os atletas (grupos mirim a aberto), na sexta-feira, a partir das 13 horas, no Colégio São José.

No sábado, de manhã, vão para a luta os judocas dos grupos I e II, masculino e feminino; e à tarde, os atletas do grupo mirim. O grupo aberto terá disputas na segunda-feira, apenas de manhã. Os jogos de xadrez serão realizados no Colégio Agrícola Augusto Ribas (e não no Guarani, como estava previsto inicialmente). A sessão técnica da modalidade ocorre no domingo, às 16 horas, no Ginásio de Esportes Oscar Pereira.

O tênis de mesa será disputado no Ginásio do Colégio Neo Máster, a partir de segunda-feira, com os jogos do grupo mirim. Na terça-feira, estarão em ação os atletas do grupo I; na quarta-feira, o grupo II; encerrando na quinta-feira, com o grupo aberto. O voleibol de duplas (areia) vai ocupar as quadras do Centro Esportivo do Sesc/Jardim América, iniciando no sábado, com os jogos do grupo II. O domingo marcará as disputas do grupo aberto; na segunda-feira, jogam as duplas do grupo I; e na terça-feira, o grupo mirim. A natação terá provas na piscina do Campus Universitário de Uvaranas, com a disputa para todos os grupos concentrada na quinta-feira, dia 14.

Os esportes coletivos iniciam no sábado. O basquete terá jogos no Ginásio de Esportes Osni Vilaca Mongruel, do Colégio Sepam, e no Ginásio de Esportes Borell du Vernay. O futsal, modalidade com maior número de equipes inscritas, nas primeiras fases, contará com disputas distribuídas nos ginásios Zukão, Oscar Pereira, Colégio São José e Sesi. Já o futebol suíço, ofertado apenas para o grupo aberto, será centralizado no campo do curso de Educação Física, no Campus Universitário de Uvaranas. A competição do handebol será desenvolvida no Ginásio do Campus de Uvaranas. O voleibol usará os ginásios Oscar Pereira e dos colégios Marista e Sagrada Família.

Rainha

O concurso da Rainha dos Jogos da Primavera, evento que dá o toque tradicional à competição, será realizado na próxima segunda-feira (11/9), a partir das 19h30, no Ginásio de Esportes Oscar Pereira. A comissão julgadora escolherá a Rainha e Primeira e Segunda Princesas a partir de critérios de beleza, desenvoltura, simpatia e apresentação. As candidatas têm idade mínima de 14 anos. No ano passado, quando se comemorou o Jubileu de Ouro dos Jogos, o título de rainha ficou com a aluna Alícia Arabi Moss, do Colégio Sepam. Carla Leal Belmonte, do curso de Educação Física da UEPG, conquistou o posto de Primeira Princesa, enquanto Karine Osório Pires, do Colégio Estadual de Ponta Grossa e Giovana de Oliveira, do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UEPG, empataram no terceiro lugar, ficando ambas com o título de Segunda Princesa.

Durante os jogos, a Comissão Central Organizadora acompanhará os participantes, para a entrega da Taça Disciplina ? Fair Play, que será conferida ao estabelecimento de ensino que melhor se conduzir disciplinarmente. Para efeito de classificação, serão usados os seguintes critérios: cada modalidade em que a instituição estiver inscrita será bonificada com 10 pontos; os estabelecimentos, cujos atletas cometam atos antidesportivos, serão punidos com a perda desses pontos.

Os 51º Jogos Estudantis da Primavera contam com organização do Centro de Desportos e Recreação (CDR), Departamento de Educação Física (Dedufis) e Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) e apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SER) e do  Governo do Estado, através da Paraná Esporte. Para mais informações, os interessados devem procurar a CCO, no Ginásio de Esportes Oscar Pereira, ou entrar em contato pelo telefone 3223-7733. Os boletins, com cronogramas e escala dos jogos, podem ser acessados via Internet, www.uepg.br/primavera.

Voltar ao topo