Turistas destacam a qualidade de vida no litoral paranaense

Num passado recente, o litoral do Paraná sofria com problemas, como a falta de água constante na época da temporada, insegurança e desconforto de moradores e turistas. Com os investimentos do Governo do Estado, esse panorama vem mudando a cada temporada. Os moradores do litoral e, principalmente, os turistas estão satisfeitos com o desenvolvimento da região.

A qualidade de vida é constatada matematicamente. Conforme levantamento do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), a população urbana do litoral paranaense pulou de 68.162 habitantes em 2001 para 104.384 em 2006, ou seja, o número de pessoas que moram no litoral aumentou 53,14 % em apenas 5 anos. A procura por fixar residência no litoral tem a ver diretamente com a melhora da qualidade de vida na região. A infra-estrutura é o fator básico. Água, luz, ruas pavimentadas, saneamento básico, segurança e tranqüilidade são os pontos mais destacados pelos veranistas.

Maria da Glória Fernandes da Silva, 37 anos, secretária, moradora em Ourinhos, interior paulista, afirma que esta é a terceira vez que escolhe Matinhos para passar a temporada de verão. ?A minha família não tem do que reclamar. A cidade nos oferece de tudo para que tenhamos férias tranqüilas e com qualidade?. Maria destaca, principalmente, a segurança. ?É impressionante o número de carros da polícia que trafegam pelas ruas. Nas praias paulistas que eu freqüentava, havia muita sujeira e a insegurança era grande. Depois das 21 horas, não dava nem para pensar em passear na orla?, afirma.

Moradores satisfeitos

Luís Sérgio Lada, 50 anos, corretor de imóveis e morador de Matinhos há 10 anos, avalia que ?toda a propaganda que fizeram de Curitiba? fez com que a cidade mudasse para pior. ?Não agüentei e resolvi vir morar no litoral, onde tenho qualidade de vida melhor em todos os sentidos?, afirmou.

Dono de uma imobiliária, Luís Sérgio argumenta que, há uns 5 anos havia graves problemas no litoral. ?De 2003 para cá, a gente percebe que a imagem negativa do nosso litoral está sendo neutralizada com ações importantes como o policiamento e as obras de infra-estrutura. Muito se elogia o litoral catarinense. Eu conheço bem Santa Catarina e posso garantir que, hoje, o litoral do Paraná, em termos de qualidade de vida, é imbatível no Sul e Sudeste do país.? Luís finalizou comentando que há uns cinco ou seis anos pensava em fechar a empresa. ?Hoje não tenho imóvel para alugar. Os turistas que passaram por aqui no ano passado estão voltando?, constatou.

O proprietário de uma sorveteria, Eduardo Aust, 55 anos, administrador de empresas e engenheiro, é outro que mora no litoral há seis anos e garante que dali não sai. ?Vim de Curitiba e hoje estou muito tranqüilo. A minha família tem alto índice de qualidade vida. Na verdade, eu moro aqui, mas presto algumas consultorias na capital. Muitos de meus amigos fazem isto. Trabalham em Curitiba e moram aqui. Nos últimos anos, o litoral deu um salto em termos de obras de infra-estrutura.?

Sanepar se destaca

A Sanepar, como empresa pública com compromisso social, tem desempenhado um importante papel nesta reestruturação do litoral paranaense. Atualmente, 96,11% da população têm acesso à água tratada. No ano passado, Guaratuba, que tinha 30,92% da população com acesso à rede coletora de esgoto, passou para 50%, ou seja, metade da população do município tem coleta e tratamento de esgoto. Em Matinhos, a porcentagem chega a 33%. Também vale destacar que, nos últimos três anos, o litoral não teve mais problemas com falta de água.

Voltar ao topo