TC reprova contas de Florestópolis e General Carneiro

O Tribunal de Contas do Estado desaprovou esta semana as contas das prefeituras de Florestópolis e General Carneiro, referentes ao exercício de 2001. Também foram desaprovadas as contas das Câmaras destes municípios. O relator de ambas foi o auditor Marins Alves de Camargo Neto. As desaprovações aconteceram por unanimidade do Plenário.

A análise da documentação da prefeitura de Florestópolis apontou uma série de irregularidades que não foram resolvidas com a apresentação da defesa feita pelo prefeito Olívio Ivan Rodrigues. Além da ausência de documentação e falta de comprovação da compensação de cheques, o município não cumpriu o índice mínimo na remuneração do magistério com recursos do Fundef. Também contratou de forma equivocada um contador e deixou de ser efetivo na arrecadação tributária.

No Legislativo foi constatado que o orçamento recebeu um acréscimo superior ao limite legal permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. As contas de Florestópolis foram desaprovadas na sessão de terça-feira. Em General Carneiro, cujas contas foram a plenário ontem, o prefeito Joelcy Marcos Lammel também não conseguiu evitar a desaprovação com a documentação enviada como defesa. O Tribunal de Contas descobriu que a prefeitura não recolheu as contribuições previdenciárias dele, prefeito, de seu vice e dos secretários municipais, conforme determina a Lei Federal 9.506/97.

Foram constatadas também autorizações ilimitadas para abertura de créditos adicionais, extrapolação de gastos com serviços de terceiros e falhas no controle de valores recebidos em convênios.

Na Câmara Municipal também não houve recolhimento de contribuição previdenciária dos vereadores e as despesas com pessoal ultrapassaram o limite estabelecido pelo artigo 71 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Em todas as análises os pareceres do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas foram pela desaprovação das contas.

Voltar ao topo