Tabárez diz que Uruguai deu passo importante

Foto por: Rodrigo Arangua

O técnico do Uruguai, Oscar Tabárez, disse na noite de quarta-feira que sua equipe deu um passo importante para se classificar para as oitavas de final do Mundial da África do Sul-2010, ao golear os anfitriões, ‘Bafana, Bafana’, por 3-0, em jogo do Grupo A, disputado em Pretória.

“Este resultado nos deixou contentes e satisfeitos. Com relação à definição do grupo, não há nada certo, mas demos um passo importante”, afirmou o técnico conhecido como ‘El Maestro’, durante coletiva.

Com seu habitual tom pausado e sereno, Tabárez recusou-se a fazer comentários sobre a arbitragem, porque não é seu costume, mas quanto ao funcionamento do Uruguai, disse que “no primeiro tempo poderíamos ter feito melhor as coisas na posse de bola”.

“Depois, no segundo tempo, fizemos melhores jogadas, mas o controle defensivo da partida tivemos nós, a África do Sul não gerou nenhuma jogada de risco e este foi nosso sistema defensivo”, acrescentou.

A equipe sul-americana comemorou a vitória diante de 50.000 torcedores que silenciaram as vuvuzelas, depois dos dois gols de Diego Forlán, sendo um de pênalti, e um terceiro de Alvaro Pereira, quase no fim da partida.

“Coisas para corrigir? Lógico que sempre há coisas para corrigir. Mas temos uma equipe que tem solidariedade e vocação para trabalhar defensivamente”, destacou.

A esse respeito, disse que para o Uruguai “falta mais tranquilidade para dominar a bola em certas circunstâncias. Este resultado pode contribuir para esta melhora. Veremos se este progresso se revela contra o México”.

“Quero dizer que este fenômeno que aconteceu com estes rapazes da seleção nos criou um compromisso, sobretudo com os mais jovens no Uruguai”, acrescentou.

Tabárez destacou ainda “o silêncio respeitoso do povo da África do Sul”. “Quando tocaram os hinos, não se ouviram as vuvuzelas, e isso não acontece no nosso continente. Não posso fazer menos que agradecer. Que sirva de exemplo para conseguir equilíbrio no esporte”.

Em um relatório de lesões, o técnico revelou que Jorge Fucile sofreu uma pancada e Luis Suárez, “outro golpe sério no rosto”.

O bom resultado de hoje deixou os uruguaios à beira da classificação para as oitavas da Copa do Mundo, como líderes do Grupo A, cuja segunda rodada ainda terá o confronto de quinta-feira entre França e México, ambos com um ponto.

O Uruguai disputará a última rodada contra o México na próxima terça-feira, em Rustenburgo, enquanto França e África do Sul fecham a chave na cidade de Bloemfontein.