Soluções para conflitos agrários no Paraná são destacadas por ministro

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, elogiou a atuação do secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, durante sua passagem pela reunião do secretariado, nesta terça-feira (19). ?Fui informado hoje de manhã sobre as denúncias maldosas que foram feitas contra o secretário ontem, durante reunião da CPMI da Terra, e gostaria de declarar aqui que sou solidário a ele. Conheço e admiro seu trabalho no Paraná?, declarou Rossetto.

O ministro falou ao secretário durante o debate aberto aos participantes da reunião do secretariado. Delazari perguntou quais são as medidas adotadas pelo seu Ministério e pelo Ministério da Justiça para evitar que novos conflitos e mortes aconteçam nas regiões agrárias do Brasil. Delazari citou a prisão de uma milícia armada, há duas semanas, que estava pronta para agir na região de Ponta Grossa contra trabalhadores rurais sem terra. O secretário lembrou também a morte da freira missionária Dorothy Stang, no Pará.

O ministro Miguel Rossetto respondeu que onde há a atuação de uma Secretaria de Segurança estadual forte, como no Paraná, esses conflitos são evitados, mas, infelizmente, nem todo o território brasileiro tem esse envolvimento da administração estadual. ?É preciso que os Estados trabalhem junto com o Governo Federal e garantam a reforma agrária de forma segura, como o Paraná vem fazendo?, disse Rossetto.

Delazari aprovou a troca de experiências com Rossetto. ?É fundamental trocar experiências e estratégias para combater essas ações criminosas que sabotam os mecanismos democráticos?, afirmou Delazari, após a reunião.

Voltar ao topo