Soldado da Otan morre no Afeganistão

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) atacou nesta segunda-feira uma base militante no sul do Afeganistão numa operação que deixou um soldado ocidental morto e vários outros feridos, disse a aliança

Os soldados estavam atacando a base quando foram "surpreendidos a partir de várias posições rebeldes", afirmou a Otan. Mais tarde, um avião bombardeou os militantes combatentes.

A Otan não revelou a nacionalidade dos soldados nem disse onde foi conduzida a operação. Não foram fornecidos detalhes sobre os ferimentos dos militantes.

Na província de Kandahar, uma explosão numa estrada atingiu um comboio de soldados sob o comando da Otan no sul do Afeganistão, ferindo dois deles, afirmou um porta-voz da aliança.

A explosão ocorreu a oeste da cidade de Kandahar, onde a maioria dos soldados é do Canadá.

Os dois soldados feridos foram levados para um hospital próximo, disse David Marsh, porta-voz para os soldados sob o comando da Otan no sul do Afeganistão.

Os militantes freqüentemente usam explosivos acionados por controle remoto em sua luta contra as forças de segurança afegãs e estrangeiras.

No ano passado o Talebã lançou um número recorde de ataques, e cerca de 4 mil pessoas, a maioria militantes, morreram em atos de violência ligados à insurgência em 2006, de acordo com registros da Associated Press baseados em informações recebidas das autoridades do Afeganistão, da Otan e da coalizão.

Voltar ao topo