Soja no refino reduz custo do diesel em 30%

A produção de óleo de soja terá um grande salto econômico com a iniciativa da Petrobras de introduzir o óleo de soja no refino do petróleo. O ?Hbio? – combustível ecologicamente correto, cuja patente pertence à Petrobras -, começará a ser produzido até o final do ano. A previsão inicial é que o preço do barril de óleo diesel caia de US$ 90 para US$ 60. ?Esse projeto vai agregar valor para os produtores e reduzir os custos de produção do óleo diesel em 30%?, afirmou o presidente da Embrapa Silvio Crestari, que participou, em Londrina, do Congresso Brasileiro de Soja.

Segundo ele, a Petrobras já estruturou duas refinarias de petróleo para fazer o refino do óleo mineral em conjunto com o óleo vegetal. Pelo projeto, o petróleo vai receber 20% de óleo de soja durante o refino. Crestari ainda informou que esse óleo tem performance semelhante ao do diesel estritamente mineral. Além de ser um combustível renovável, o Brasil poderá utilizá-lo para a captação de carbono.

É um projeto diferente do atual programa de biocombustível, que já foi colocado em prática pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que adiciona o óleo vegetal somente ao final do processo. Segundo a lei da ANP, em 2008 o óleo diesel vendido nas bombas dos postos de combustíveis terá que ter 2% de biocombustível; em 2013, esse índice vai subir para 5%.

Agroenergia

A Embrapa criou uma nova unidade: a Embrapa Agroenergia. Por enquanto, a nova unidade será centralizada em  e deverá entrar em funcionamento no próximo ano. O objetivo da nova unidade é reforçar as pesquisas nas diferentes variedades de oleaginosas existentes no País. Segundo Crestari, a instalação de unidades vai depender do interesse dos estados nas pesquisas, das matérias-primas existentes, da implantação de políticas públicas, entre outros itens.

Voltar ao topo