Setor de transporte urbano vive uma década de crise, diz Cunha

O presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Cunha, afirmou hoje que o setor de transporte urbano passa por uma crise que já dura uma década. Segundo ele, “essa crise refletiu-se em uma perda de 40% da demanda e o setor está vivendo um impasse?. Cunha explicou que, de um lado, está o alto preço dos serviços, e de outro, o baixo poder aquisitivo da população. Ele fez as afirmações no Seminário Nacional ?Construindo Redes de Transportes Público com Qualidade?, promovido pela entidade.

Para o presidente da NTU, a tarifa que é alta para a população pagar é insuficiente para remunerar o custo do serviço. Mesmo assim Cunha explica que ?chegamos à conclusão, depois de muito discutir essa questão com o Ministério das Cidades, que a única saída é o barateamento das tarifas?, afirmou.

Ele disse que isso pode ser conseguido por meio de subsídios a alguns insumos ou pela redução do preço do óleo diesel que representa 25% do custo. Segundo Cunha, historicamente o óleo diesel tinha 9% de participação no custo.

Na opinião do dirigente é preciso que “o governo federal estabeleça uma política para o setor de transporte urbano no Brasil”.

De acordo com dados da NTU, são 37 milhões de brasileiros que deixam de andar de ônibus nos grandes centros urbanos por não terem dinheiro para custear a passagem. Só nas capitais, o transporte urbano é utilizado por cerca de 60 milhões de pessoas por dia, sendo que a frota de ônibus tem aproximadamente 105 mil veículos.

Voltar ao topo