Servidoras da Regional Boqueirão recebem homenagem pelo Dia da Mulher

Mais de 200 servidoras da Prefeitura, que trabalham nos equipamentos municipais da Regional Boqueirão, participaram na manhã desta sexta-feira (08), de um encontro que marcou as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher. A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, participou da homenagem e, aos 79 anos, a atriz Lala Schneider também estava na platéia. Ela foi uma das mulheres que fundaram o bairro Hauer, que faz parte da Regional Boqueirão.

A homenagem foi promovida pela Administração Regional e pelo Serviço Social de Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), que funciona no Boqueirão. "As mulheres enfrentam tripla jornada de trabalho e ainda hoje ganham menos do que os homens", disse Fernanda. "Queremos o respeito de todos, o direito de podermos fazer as coisas", afirmou.

As mulheres foram recebidas com um café da manhã, oferecido pelo Sest-Senat. O professor de música da Fundação Cultural de Curitiba na Regional Boqueirão, Cláudio Fernandes, saudou as servidoras com as canções "Eu sei que vou te amar", de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, e "Rosa", de Pixinguinha.

Um dos pontos altos da festa foi a palestra da socióloga Maria de Lourdes Montenegro sobre a importância da mulher no desenvolvimento social. "As mulheres dos bairros de Curitiba são extraordinárias. Estas mulheres deveriam dar aulas nas praças públicas para mostrar às pessoas como fazer muito com quase nada", disse Maria de Lourdes.

Histórias de mulheres

O encerramento foi marcado por homenagens a mulheres que trabalham ou que usam os serviços da Regional Boqueirão. Elas foram presenteadas com um buquê de rosas. Ivone Rebelatto, de 33 anos, que mora no Pantanal com seus cinco filhos e o marido, hoje desempregado, foi uma das homenageadas. Mãe do menino Luan, que ficou sem um dos pés depois de ter sofrido um acidente no trilho do trem localizado junto à área onde a família mora, Ivone sustenta a família fazendo artesanato em biscuit.

A assistente social da Unidade de Saúde São Pedro, Cássia Maria Medeiros, também foi homenageada. Ela identificou e aproximou dos filhos a senhora Maria Cândido Oliveira, que ficou confinada na casa do ex-marido durante dois anos. Cássia ajudou Maria Cândido a resgatar a sua cidadania.

Já a auxiliar de enfermagem, Margarida Machado se destaca pelo trabalho que desenvolve na Unidade de Saúde Irmã Tereza Araújo incentivando o aleitamento materno.

Iracema Alves Ferreira, de 81 anos, também foi muito aplaudida ao receber seu buquê rosas. Vítima de paralisia, ela aprendeu a fazer pintura em tela há dois anos num curso promovido pela Fundação Cultural de Curitiba na Regional Boqueirão. Hoje vende os quadros que faz.

Voltar ao topo