Seminário em Foz do Iguaçu debate ?Os Desafios do Século XXI?

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Luiz Eduardo Cheida falou nesta quinta-feira (17) em Foz do Iguaçu sobre ?A Contradição do Desenvolvimento Sustentável? na abertura do Seminário ?Os Desafios para o Século XXI?.

O Seminário realizado pelo governo do Paraná, por meio do Fórum Permanente da Agenda XXI, em parceria com a Secretaria extraordinária Rio + 15, da prefeitura de Foz do Iguaçu, vai apresentar os temas da Agenda XXI mundial, brasileira e paranaense para representantes da sociedade, órgãos de governo e Organizações Não-Governamentais (ONGs), visando a sua implantação.

Além disso, o Seminário divulga a realização do ECO-Foz 2007, evento mundial que será realizado em Foz do Iguaçu por escolha da Unesco. ?Há aproximadamente duas décadas buscava-se incorporar a variável humana no processo de desenvolvimento econômico, em busca de um sentido social. Hoje, estamos trabalhando para incorporarmos a variável natureza nesse modelo de desenvolvimento?, disse Cheida.

Segundo ele, o trabalho desenvolvido no Paraná para implantação das Agendas XXI municipais tem este objetivo. ?Estamos propondo a discussão com a sociedade sobre as contradições e percepções do desenvolvimento sustentável, como um desafio para o próximo século?, explicou.

O diretor mundial da cadeira da Unesco da Cultura, Turismo e Desenvolvimento, Bernard Morucci, falou sobre o processo mundial de construção de agendas 21 locais. Segundo ele, os governos estão aderindo a uma nova interface entre a sociedade civil e a população que difere ao valorizar a inclusão dos aposentados no processo de construção.

?Os aposentados são a força-livre do bom, que possuem uma memória indiscutível do passado o que pode auxiliar a identificar as prováveis falhas no processo de desenvolvimento sustentável?, disse o diretor.

Voltar ao topo