Que susto!

Polícia investiga caso de idoso que ‘ressuscitou’ durante preparação para velório

Idoso 'ressucitou' enquanto seu corpo era preparado para velório.
Idoso 'ressucitou' enquanto seu corpo era preparado para velório. Foto: Dirceu Portugal/Gazeta do Povo/Arquivo

A Polícia Civil de Londrina vai apurar o caso de um homem de 68 anos que foi dado como morto pelo hospital na quinta-feira (22), mas que voltou a respirar enquanto era preparado para o velório. A situação ocorreu logo após o “óbito” ter sido constatado por uma equipe do Hospital da Zona Norte. A própria família do paciente procurou a polícia para registrar o boletim de ocorrência.

De acordo com o diretor-geral do Hospital da Zona Norte, Luiz Koury, o idoso estava internado no Zona Norte desde o dia 13 de setembro e apresentava um quadro complexo. Além de uma úlcera de pele, o paciente tinha tido pneumonia e o quadro se transformou em septicemia, uma infecção generalizada. “Na quarta-feira, ele teve quatro paradas cardiorrespiratórias. Foi reanimado e ficou no aparelho para respirar. Na quinta, teve outra parada, mas não conseguimos reanimá-lo”, afirmou o médico.

Koury assinala que uma equipe composta por três funcionários – um técnico de enfermagem, uma enfermeira e um médico – fez o procedimento para verificar se o paciente havia entrado em óbito realmente. Após a avaliação, foi emitido pelo médico responsável o atestado de óbito. “A Ascef (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) foi chamada e levou o corpo. Três horas depois, foi que se notou que ele poderia estar respirando”.

Foi na preparação do corpo para o velório que uma das servidoras notou um movimento no abdome do homem. Os funcionários chamaram o Samu, que constatou que o idoso ainda estava vivo. Ele foi levado para a Santa Casa, onde segue internado.

Além da investigação criminal, uma sindicância será aberta pelo Comitê de Qualidade do Hospital da Zona Norte para investigar o ocorrido. Para o diretor-geral da instituição, há três hipóteses que podem explicar a situação. “Uma delas seria a falha humana, o que é muito pouco provável, porque três pessoas fizeram procedimentos para verificar o “óbito”. A segunda possibilidade seria uma narcolepsia, que é um sono profundo. E a terceira, seria o chamado Fenômeno de Lázaro”, cita o médico, ao se referir a uma síndrome na qual o paciente, após frustradas tentativas de reanimação, volta espontaneamente a ter os batimentos cardíacos ativos.

Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa de Londrina, o quadro do paciente continua grave. Ele permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), inconsciente e respirando por aparelho. Ainda com hipotermia, o paciente vem sendo mantido aquecido com manta térmica.

Veja outros casos de pessoas que ‘ressucitaram’:

Criança acorda e pede água no meio de seu velório no Pará

Ladrão considerado morto acorda no IML após levar seis tiros