Segurança do pedestre é prioridade da Regional Matriz

Os pedestres são o foco das ações da Regional Matriz, segundo o administrador Omar Akel. Junto com outros órgãos da Prefeitura, a regional deu início a estudos de alternativas de pavimento nas calçadas para garantir maior segurança de circulação de pessoas.

Akel diz que um grupo formado pelas secretarias municipais do Urbanismo e Meio Ambiente, do Ippuc e da regional Matriz examina as calçadas e o estado de conservação. O objetivo, segundo ele, é implantar uma série de melhorias para pedestres, com prioridade em locais de maior circulação, como a área central e o chamado centro expandido – delimitado pelas ruas Silva Jardim e Augusto Stelfeld, Ângelo Sampaio e Ubaldino do Amaral.

Atualmente, segundo Omar Akel, boa parte das calçadas se encontra em estado precário de conservação. Uma das causas são as constantes obras públicas, que exigem abertura do calçamento, dificultando o tráfego de transeuntes.

Além disso, a ausência de uma padronização de piso também dificulta a circulação. "No calçadão e nas praças, importantes espaços públicos, que precisam da retaguarda de preservação e por onde circulam milhares de pessoas, o piso predominante é o petit-pavê.

Neste caso, o piso tem de ser refeito, mas respeitando-se os desenhos originalmente existentes", explica o administrador. Já no Setor Histórico continuarão predominando os paralelepípedos de granito disformes, antigos, que caracterizam o sítio que originou a cidade.

A comissão das secretarias fará um raio-X na área do centro expandido, mapeando equipamentos urbanos, pisos mal recuperados, obstáculos e problemas que prejudiquem a circulação de portadores de necessidades especiais. Junto com esse trabalho, também estudará novas alternativas para pavimentos.

Uma das soluções é o chamado paver, moldado em concreto, fácil de ser instalado nas calçadas, e que pode ser a solução em trechos onde existam redes de energia elétrica, água ou telefone subterrâneas.

Facilidades

Omar Akel explica que as calçadas precisam ser abertas pela prefeitura e pelas concessionárias destes serviços, para manutenção das redes. Raramente o piso para circulação é reconstituído sem apresentar ondulações ou mesmo buracos.

Uma das soluções, de acordo com o administrador da Regional Matriz, é respeitar o tipo de pavimento nos trechos urbanos com maior ou menor valor histórico. Por exemplo, recolocando o petit-pavê nas laterais e o paver no centro das calçadas, cobrindo os pontos por onde se perfilam as redes de infra-estrutura públicas. "A retirada e posterior recolocação do paver é fácil e rápida, o que permite um tráfego seguro dos pedestres. Além disso, com o paver a obra é mais rápida", diz Akel.

Atendimento

A Administração Regional da Matriz, instalada na Rua da Cidadania, que fica na Praça Ruy Barbosa, deverá ser parcialmente remodelada para garantir um melhor atendimento ao público. A equipe técnica da regional avalia as condições de drenagem e saneamento ambiental nos 18 bairros que administra. Está sendo verificada a situação de esgotos descarregados diretamente nas galerias. O objetivo é eliminar o mau-cheiro, garantir boas condições sanitárias, e afastar o risco da presença de roedores.

Voltar ao topo