Segundo Vox Populi, Lula vence no 1º turno em todos os cenários

Em três diferentes cenários projetados pela pesquisa Vox Populi divulgada hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vence ainda no primeiro turno. A sondagem foi publicada na edição desta semana da revista Carta Capital.

No primeiro cenário, o senador Pedro Simon (RS) aparece como o candidato do PMDB à presidência, com 1% das intenções de votos. No segundo, o PMDB não tem candidato. Nas duas situações, Lula tem 49% das intenções de votos, antes 23% do tucano Geraldo Alckmin. O terceiro lugar fica com a senador Heloísa Helena (PSOL), com 6%.

Anthony Garotinho (PMDB) é incluído no terceiro e Lula fica com 47% das intenções, contra 21% de Alckmin. O ex-governador do Rio fica na terceira colocação, com 6%.

Nos três cenários, não há mudanças significativas na colocação dos candidatos após o terceiro lugar. A ordem de classificação a partir do quarto colocado é Enéas Carneiro (Prona), com 2%; Roberto Freire (PPS) e Cristovam Buarque (PDT), com 1%. José Maria Eymael(PSDC) não recebeu pontuação na pesquisa.

Em detalhes

Segundo o Vox Populi, Lula vence Alckmin por 57% a 18% entre os eleitores com instrução até a quarta série do ensino fundamental e por 62% a 9% entre aqueles que têm renda familiar de até um salário mínimo. Em contrapartida, Alckmin supera Lula – 39% a 35% – entre os brasileiros que ganham acima de dez salários mínimos.

Lula também ganha a disputa nas regiões brasileiras mais pobres. Tem 66% dos votos no Nordeste, onde o ex-governador de São Paulo tem 11%. No Centro-Oeste, Lula recebeu 49%, enquanto Alckmin tem 23%. No Sul e Sudeste, a disputa é mais equilibrada. No Sudeste, Lula recebeu 40% das intenções e Alckmin, 30%.

Na pesquisa espontânea, Lula recebeu 35% das intenções contra 12% para Alckmin. O eleitor também foi indagado sobre o desempenho do governo Lula em diversas áreas de atuação. No item "política de apoio às famílias carentes/Bolsa Família", a avaliação positiva foi de 55%. Já na avaliação da segurança pública, a avaliação negativa foi de 56%.

Voltar ao topo