Segundo Anfavea, venda a prazo respondeu por 65% dos negócios

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Rogelio Golfarb, informou nesta terça-feira (2) que as vendas a prazo responderam por 65% das negociações de automóveis no mercado interno em 2006, o que representa um crescimento em relação ao ano anterior, quando a modalidade representava 62%. Dentro desta categoria, a que mais cresceu foi a operação de leasing, que subiu de 14%, em 2005, para 23% em 2006.

O executivo destacou ainda que o financiamento com prazos superiores a 36 meses respondeu por 42% das operações. No ano anterior, esse número atingiu 30%. "O aumento dos prazos teve impacto razoável nas vendas em 2006", afirmou.

Golfarb disse ainda que o avanço do crédito é reflexo direto da redução da taxa de juros, que caiu 4 pontos porcentuais de 2005 para 2006.

Ele salientou que os chamados "carros populares" responderam por uma fatia entre 55% e 56% das vendas em 2006. "Desde 1991, quando foram introduzidas no mercado, até hoje, já foram vendidas 10 milhões de unidades de carros populares", informou.

Numa prévia dos números referentes a dezembro, a Anfavea destacou que as vendas de caminhões cresceram 8,4% no mês passado ante novembro, totalizando 7,282 mil unidades. Na comparação com dezembro de 2005, as vendas destes veículos subiram 9%. "Apesar da melhora nos últimos meses do ano, o segmento fechou 2006 com queda de 5,1%, somando 76,3 mil unidades", salientou Golfarb.

Segundo o executivo, o grande desafio do setor para os próximos anos é crescer mais no mercado interno e melhorar a competitividade externa para retomar as exportações.

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