Secretaria da Educação realiza Encontro do Livro Público

A Secretaria da Educação, por meio do Departamento de Ensino Médio, realiza nesta segunda e terça-feira, o II Encontro do Livro Público, que tem como objetivo reunir os profissionais selecionados para a elaboração do Livro Didático Público.

Os próprios professores da rede pública estadual estão produzindo os livros das diversas disciplinas do ensino médio que a Secretaria da Educação irá distribuir aos alunos a partir do próximo ano.

O projeto é inédito no país e vai beneficiar os 440 mil alunos matriculados nos colégios estaduais do Paraná, que cursam o ensino médio. Neste ano, de uma forma emergencial o Estado, pela primeira vez na história, distribuiu gratuitamente para o segundo grau, livros de Português e Matemática. Foram 900 mil exemplares, adquiridos pela Secretaria da Educação em pregão público.

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Os 60 professores participantes, cinco de cada uma das 12 disciplinas de tradição curricular (Língua Portuguesa/Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Arte, Educação Física, Língua Estrangeira Moderna), juntamente com os 40 técnicos-pedagógicos e 14 consultores, estão trabalhando na articulação e produção de todo o material didático que deve ser concluído até a primeira quinzena do mês de dezembro.

De acordo com a chefe do Departamento de Ensino Médio, Mary Lane Hutner, nesta fase do projeto os professores trocam experiências e discutem as questões regionais que farão parte do material didático. ?É um anseio da sociedade ter livros que retratem e trabalhem a realidade em que vivem?, diz.

O Livro Didático Público, na opinião de Mary Lane, vai dar suporte e superar a escassez de material no ensino médio. ?Esta é uma vontade do nosso secretário em disponibilizar um ensino público cada vez mais com qualidade. E isto está acontecendo de fato?, completa.

Mary Lane acredita que projetos como este mostram que o foco do trabalho está no professor. ?Quando você acredita no potencial do docente isso reflete diretamente na prática pedagógica?, ressalta.

Apoio didático

Altair Bonini, um dos professores da disciplina de História, afirma que um livro, cuja temática pode ser usada nos três anos do ensino médio, foge da perspectiva tradicional. ?Isto vai colaborar na aplicação de um trabalho eficaz em sala de aula. É uma experiência nova que contribui tanto profissionalmente como pessoalmente?, diz.

Para a professora de Matemática, Neusa Idick Scherpinski, este material dará uma sustentação teórica que vai beneficiar tanto professores como alunos. ?É muito gratificante participar da produção destes livros. O governo está realizando um trabalho inédito dentro da educação?, afirma.

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