Secretaria da Educação promove o 5º Circuito Escolar de Xadrez

A Secretaria de Educação e o Centro de Excelência em Xadrez promovem até outubro o 5º Circuito Escolar de Xadrez. O objetivo é promover o ensino e a prática do esporte nas escolas de Curitiba e Região Metropolitana através da realização de torneios.

Alguns dos alunos começam a participar do Circuito Escolar de Xadrez por curiosidade. É o caso do aluno Rogério Souza Vaz, 15, da Escola Estadual Rodolfo Zanieneli. Ele participa há dois meses do projeto de xadrez desenvolvido em sua escola e decidiu se inscrever no Circuito. ?Um primo meu comentou e eu decidi participar para ver como era?, disse.

Para a professora Salete Vaz Loudre, professora da CEI Doutel de Andrade, trazer os alunos para participar desse tipo de evento não somente os motiva, como também ajuda em todas as outras atividades da escola. ?Depois que começamos a trabalhar com o xadrez na escola, o desenvolvimento deles mudou completamente. O rendimento dos alunos é visivelmente maior depois que começaram a jogar xadrez?, comentou.

O Circuito Escolar de Xadrez de Curitiba faz parte de um projeto da Secretaria de Estado de Educação de divulgação e promoção do esporte entre alunos de todas as escolas do Paraná. O ?Projeto Xadrez nas Escolas? funciona em 1.600 estabelecimentos de ensino e está aberto a novas adesões, de qualquer instituição de ensino, seja pública ou particular. Por meio dele, professores são capacitados para orientar os alunos e são organizadas as disputas interescolares para divulgação do esporte.

O idealizador do projeto é o campeão de xadrez Jaime Sunye. O paranaense foi campeão brasileiro de 1976 até 1982 e campeão Pan-Americano de 1989 a 1991. Há 25 anos ele desenvolve esse projeto junto à Secretaria de Estado de Educação. Segundo Sunye, a importância do xadrez é o seu uso como conteúdo transversal, podendo ser utilizado para facilitar o uso em matemática ou nas artes. ?O xadrez é uma atividade lúdica e para alguns alunos pode ser usado de uma forma mais pedagógica, para treinar o raciocínio lógico e a estratégia, mas outros podem acabar se interessando pela prática em si?, comentou.

O projeto agora está sendo incorporado ao Governo Federal e deverá ser implantado em todo o país. Através de uma parceria entre Ministério da Educação, Ministério dos Esportes e Secretarias Estaduais, foi firmado um convênio com 25 estados e a meta é que, até o final deste mês, aproximadamente 1.250 instituições de ensino já estejam divulgando o xadrez nas escolas.

Novos talentos

Para Sunye, o Circuito é um ótimo espaço para detectar novos talentos e verificar quais escolas estão desenvolvendo projetos que aliem o xadrez às práticas pedagógicas. Uma de suas constatações é que a maioria dos campeões do xadrez são oriundos de escolas públicas. ?Se os alunos que ganharam as últimas competições não são de escolas públicas, eu diria que pelo menos 90% são originários dessas instituições. Muitos talentos que são descobertos no Circuito acabam ganhando bolsas e migrando para as escolas particulares?, comentou.

O Circuito Escolar de Xadrez é composto por uma série de seis etapas realizadas no decorrer do ano em várias escolas de Curitiba. A primeira etapa aconteceu em abril no Colégio Erasto Gaetner. Em maio, a segunda etapa foi realizada no Colégio Positivo Ambiental e reuniu cerca de 600 alunos de 96 escolas. A competição é feita entre séries e envolve alunos do ensino fundamental até o ensino médio. A próxima etapa será no dia 25 de junho, ainda com local a ser definido e as inscrições deverão ser abertas no próximo dia 14. A última etapa, marcada para o dia 29 de outubro, será realizada nas dependências da Secretaria de Estado de Educação.

Para as escolas que queiram participar do projeto ou aos alunos que têm interesse em se inscrever no Circuito Escolar de Xadrez, as informações podem ser obtidas no site www.cex.org.br.

Voltar ao topo