Saúde lança campanha de combate à tuberculose no rádio e na TV

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira a Campanha de Rádio e TV para Combate à Tuberculose no Brasil. A partir de abril, cerca de 42 emissoras de rádio e TV vão veicular gratuitamente em sua programação a campanha, que tem dez spots de rádio e três filmes para televisão.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, o objetivo é alertar a população para que a doença seja diagnosticada de forma mais rápida e, principalmente, para que os pacientes não desistam do tratamento, que dura em média seis meses. "São duas mensagens fundamentais: a primeira é que qualquer tosse com mais de três semanas pode ser tuberculose. Então, a pessoa tem que buscar o posto de saúde ou centro de saúde mais próximo. Tuberculose tem remédio, é gratuito e está disponível no centros de saúde", disse.

De acordo com o secretário, a segunda mensagem diz que quem começa o tratamento não pode parar. É que algumas pessoas, depois de dois ou três meses, se sentem melhor e param. "Isso é muito ruim para elas, porque a tuberculose continua e pode até piorar. É ruim também porque volta a contaminar outras pessoas no seu ciclo familiar e outras comunidades", completou.

No Brasil, morrem aproximadamente seis mil pessoas por ano vítimas da tuberculose. Cerca de 85 mil casos são detectados anualmente. De acordo com Jarbas Barbosa, o país já atingiu a meta de detecção de casos da doença. Agora, só falta melhorar os índices de cura, disse ele.

"O país tem que detectar pelo menos 70% dos casos. O Brasil já está acima de 75%. O índice de cura que nós ainda temos que melhorar. Há dois anos, a gente tinha pouco mais de 60% de cura. Agora, nós já atingimos 74% e queremos chegar ao final desse ano com 85%, que é a meta realmente recomendada", informou.

A campanha de mídia foi lançada em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), Organização Pan-Americana de Saúde, Fundação Ataulpho Paiva e Pastoral da Criança. Desde 2004, o Ministério da Saúde vem desenvlvendo programas de combate à tuberculose no Brasil. Até 2007, serão investidos R$ 120 milhões no controle da doença.

Voltar ao topo